Já faz um bom tempo que o trânsito é considerado um dos grandes desafios a ser enfrentado pela administração municipal. Tendo em vista a repetição de acidentes, alguns com vítimas, foi contratada uma empresa para sugerir as mudanças necessárias. Como se tornou praxe, principalmente para contentar eleitores de certos setores da comunidade, uma das medidas preconizadas é a implantação de mais redutores de velocidade nas vias públicas.
Não passa de perfumaria
Outra mudança preconizada é levar para o lado direito das vias públicas o “estacionamento 45 graus”. De acordo com um expert em trânsito, referida modificação não tende a produzir tanto efeito, no fluir dos veículos. Ele analisa que a troca dos velhos semáforos e de sua devida regulagem de tempo são mais importantes. Assim como a adoção de mão única em outras ruas.
Será que agora vai?
Na última sessão ordinária, os vereadores (por unanimidade) aprovaram projeto que autoriza o poder executivo a desapropriar áreas para a definitiva implantação da marginal, ligando a cidade ao campus da Unesp e à sede da Escola Agrícola. Alguns proprietários rurais resistem à doação de terras para a passagem da estrada.
Vão passar fome
O prefeito de Castilho, Joni Buzachero (PSDB), revogou lei sancionada em 31 de dezembro do ano passado que dava direito aos 11 vereadores daquele município a receberem, mensalmente, vale-alimentação de R$ 400. A revogação se deveu a investigações iniciadas pelo Ministério Público de Andradina e pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e determinação do Tribunal de Contas do Estado, para que os parlamentares devolvessem aos cofres municipais o “benefício”, já recebido em janeiro.
Dividindo o prejuízo
A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiu que o INSS também deve ser responsabilizado nas situações em que o segurado é lesado com parcelas debitadas por fraudes, em empréstimos consignados. Naquela modalidade, a parcela é descontada diretamente da conta do beneficiário que, muitas vezes, nem sequer tem conhecimento da operação bancária.
Pensamento positivo
Fernando Grella, secretário da Segurança Pública, torce para que seja aprovado projeto do governo que institui o BR. Trata-se de bônus eventual, desvinculado dos vencimentos do policial, que o receberá de acordo com o cumprimento de metas fixadas pela administração. Não integrará nem se incorporará aos vencimentos, proventos ou pensões e não será considerado para cálculo de qualquer vantagem pecuniária ou benefício.
Dose pra elefante
A rede Globo vai continuar fazendo da Copa do Mundo seu principal assunto, até o mês de junho. Na véspera da abertura do torneio, Galvão Bueno substituirá William Bonner, na apresentação do Jornal Nacional. Ex-jogadores de futebol também foram contratados para análise dos espetáculos. Entre eles, Roberto Carlos (ex-Palmeiras) e Juninho Pernambucano (ex-Vasco). Só falta chamar o Lula, o Zé Dirceu e o Genoino…
O outro lado
Enquanto a Fifa enche os bolsos com as promoções da Copa, clubes do interior paulista vão definhando, amargando vultosos prejuízos e flertando com a falência. Num domingo de março, apenas 42 pessoas pagaram ingresso para ver a Santacruzense, diante do Noroeste de Bauru. Alguns dias depois, só 40 pagantes testemunharam Guaçuano contra o mesmo Noroeste.

andreo@portalregional.net.br