“Antes mesmo de nascer, reagimos aos estímulos sonoros que recebemos no ventre materno, sejam quais forem suas qualidades”, a afirmação é da professora de música, Sheila Franceschini.

Ela explica que ao nascer, a criança produz uma variedade de sons como forma de comunicação e quando bem estimulada, desenvolve expressividade, musicalidade e capacidade de criar, reforçando sua autoestima ao longo da vida. “Por isso a musicalização para bebês tem se tornado uma forte aliada no desenvolvimento físico, sensorial e cognitivo das crianças, principalmente, porque pesquisas revelam os inúmeros benefícios que a música proporciona a todo indivíduo que a pratica, nas relações com os sons, na valorização de potenciais criativos e na experiência coletiva que proporciona”.
O papel da família, especialmente dos pais, é de suma importância. No âmbito familiar a criança tem seu primeiro contato com o mundo sonoro. Quando a mãe, por exemplo, canta para ninar a criança ou lhe ensina a bater palminhas, já está ajudando a criança a se movimentar e apurar seu ritmo interior, sua capacidade de ouvir e sua coordenação motora. Sendo assim, a manutenção de estímulos sonoros conduzidos de maneira competente, visando à continuidade do desenvolvimento da criança, vem ser um dos objetivos da musicalização para bebês.
Num ambiente bem preparado, os bebês acompanhados por seus pais, são estimulados a perceber e diferenciar sons; valorizar o olhar, o ouvir, o toque e os gestos; alimentar sua sensibilidade e afetividade no convívio com seus pais e demais crianças participantes; e explorar seu potencial criativo por meio do movimento e da voz.
Os exercícios são lúdicos obedecendo a uma rotina importante e baseada na interação entre as crianças participantes. São brincadeiras cantadas, exploração de instrumentos musicais, percepção corporal, sonorização de histórias, dentre outras atividades. O bom repertório favorece um desenvolvimento ideal para as crianças que levarão para casa experiências construtivas para a vida, como aprender a escutar e partilhar.
O Núcleo de Artes Oleiro do Artista está preparado para receber você e seu bebê, oferecendo essa modalidade baseada nas mais sólidas metodologias de ensino musical e proporcionando uma vivência múltipla, integrada e transformadora.