A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente está reforçando junto à população, ações de conscientização, visando implantar a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O objetivo é reduzir a geração de lixo no município e priorizar a reutilização e a reciclagem.

Nas ações da Secretaria, está a elaboração e distribuição de uma cartilha, contendo informações da Lei Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos e orientações para a população, quanto a importância da adesão para a implantação a gestão de resíduos sólidos, onde inclui a coleta seletiva de lixo.
“A gestão municipal realizará campanhas socioeduativas junto à população voltadas ao ensino das crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos”, informa o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho.
Fazem parte da cartilha, orientações sobre a coleta seletiva participativa e o que são materiais recicláveis, como o plástico, vidro, papel, papelão, alumínio, os que não recicláveis, como papel higiênico usado, absorventes, cabos de panelas, bitucas de cigarros e o lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, vegetais e outros.
A cartilha denominada “Você Sabia? – Está em vigor a lei municipal de gestão integrada de resíduos sólidos”, é impressa em papel reciclado e traz no editorial, explicações do prefeito José Antonio Pedretti, da implantação, em agosto de 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Conforme determina a lei, Dracena deu início à elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, informa Pedretti.
O Plano levantou informações do potencial e a fragilidade na prestação de serviços (destino dos resíduos sólidos) e em 2013 essas questões foram debatidas em oficinas com o Conselho do Meio Ambiente Municipal e o poder público.
“O objetivo atual, com as cartilhas é a divulgação da Lei Municipal para implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, visando um futuro ambientalmente melhor, priorizando a reutilização e reciclagem e zelar pela qualidade de vida da população dracenense”, esclarece o prefeito.
O secretário Antenor de Oliveira Filho reforça que as ações determinadas na política nacional de resíduos sólidos (lei número 12.305/2010) devem ser controladas e fiscalizadas pela gestão municipal. “Se esta (a Prefeitura) não o fizer, pode ser legalmente responsabilizada por improbidade administrativa”, informa.
CURIOSIDADES – Entre os tópicos da cartilha, algumas curiosidades chamam a atenção, entre elas, a de que Dracena gera diariamente o equivalente a oito mil sacos de arroz com cinco quilos e que o saco plástico verde, cedido pela Prefeitura, deve ser utilizado somente para armazenar o resíduo reciclável.