Os alunos dos 7ºs e 8ºs anos, manhã e tarde, do Colégio Objetivo de Dracena, orientados pelos professores de Geografia, Gercino José da Silva e Carlos V. M. Joviano, e de Ciências, Aldo Carrara Júnior e Miriam P. Bittencurti Silva visitaram 609 residências e levantaram dados sobre o consumo de água das famílias. A água é um recurso natural, renovável, que teve seu consumo sofisticado com o uso de piscinas, aumentado nas últimas décadas e agravado pelo desmatamento, contaminação e às vezes desenfreado.
Este ano é considerado um divisor de águas quanto à necessidade de mudanças de toda a sociedade, de todos os atos sociais, quer públicos ou privados quanto ao consumo consciente desse bem de uso coletivo.
A ONU indica como consumo ideal 6 metros cúbicos por pessoa a cada mês. Na pesquisa feita pelos alunos, o Colégio chegou a um resultado que pode ser considerado satisfatório. Das 609 casas visitadas, como mostra os quadros, 258 residências tiveram consumo acima do desejado (mais de 6m³/pessoa/mês; 62 com consumo ideal e 309 com consumo abaixo do ideal (menos de 6m³/pessoa/mês. Os professores ressaltam que não há lei que determine o consumo, e sim uma indicação do que seria ideal para que esse recurso seja consumido de forma parcimoniosa e a sociedade possa, efetivamente, tê-lo à disposição permanentemente, ainda que seja necessária a mudança de postura quanto à sua captação, tratamento, uso e reuso.
Foram detectadas durante a pesquisa, algumas anomalias como uma residência com um morador que consumiu 30m³ e outra com cinco moradores com consumo de 133m³, muito acima do ideal.