Os funcionários da Usina Companhia Flórida, de Flórida Paulista, devem voltar ao trabalho a partir desta segunda-feira, 2, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Berlamino.
A Usina ficou fechada por alguns dias, devido à dispensa do quadro de funcionários ativos que ocorreu no último dia 22. A empresa não se posicionou oficialmente sobre o que levou a direção a tomar tal atitude.
Essa semana, grande parte dos funcionários do administrativo voltou a trabalhar. O próximo setor a ser chamado será a indústria, e em seguida o rural.
A Usina que devia dois meses de salários aos funcionários quitou o pagamento do mês de março essa semana. Pela proposta feita ao Sindicato, a empresa se comprometeu a efetuar o pagamento do mês de abril até o início da próxima semana, para que todos os funcionários ativos voltem a trabalhar.
Com isto, a safra 2014/2015 da Usina deve começar a partir do dia 20 de junho.
Além da pendência salarial com os funcionários ativos, a Companhia Flórida ainda está em débito com os trabalhadores rurais, que na grande maioria, não receberam o salário de dezembro. Eles foram dispensados no início do ano devido ao término da safra, mas devem ser chamados novamente em junho, quando todas as pendências, previstas no Plano de Parcelamento, começarem a ser pagas.
Os funcionários aguardam o pagamento do mês de abril para voltar ao trabalho.