A fase estadual da 1ª mostra do Mapa Cultural Paulista começou no feriado prolongado, dia 1º a 4 de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A Mostra apresentou duas expressões artísticas: dança e canto coral. Cerca de 30 espetáculos aconteceram no Teatro Sérgio Cardoso com toda programação gratuita.
Integrantes do Coral Guiomar Novaes e da Escola de Dança Marina Gregolin representaram o município de Dracena e a região de Presidente Prudente na fase estadual do projeto realizado pela Secretaria de Cultura e o Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, com duas apresentações cada. A ida a São Paulo foi possível graças ao apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A fase estadual amplia o conhecimento das obras dos artistas do interior do Estado, selecionados, ano passado, na fase municipal e regional do projeto. Na expressão artística Dança, os grupos classificados de cada uma das 13 regiões do Estado se apresentaram nos dias 1º e 2 de maio. Os espetáculos contemplaram dança clássica, contemporânea e popular envolvendo cerca de 200 artistas.
O Canto e Coral, expressão artística que conta com 320 artistas, teve seus espetáculos apresentados nos dias 3 e 4 de maio. Esta expressão se dividiu em duas categorias: Coro Tradicional, dedicado a performance estritamente musical e o Coro Cênico que se utiliza de técnicas de expressão corporal e/ou teatrais como suporte à linguagem poética e musical. O objetivo nessas duas categorias foi valorizar e estimular a expressão musical do canto coletivo por grupos vocais dos mais diversos estilos e gêneros do Estado de São Paulo.