A partir de julho, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai começar a receber as inscrições dos alunos que querem ingressar no ensino fundamental na rede pública de ensino no próximo ano letivo.  Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, pais e responsáveis de estudantes que não frequentam a pré-escola municipal em 2014 podem fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo utilizando o sistema centralizado de matrículas criado pela Secretaria.

Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursam a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do ensino fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.
Para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.
“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O sistema unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o município e facilita organização das famílias”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.
As inscrições para o ensino médio serão no mês de agosto para os que se encontram fora e desejam retomar seus estudos em 2015 e automática para os concluintes do ensino fundamental neste ano e que optarem por cursar o próximo ciclo em uma escola estadual. Em outubro, serão abertas as inscrições antecipadas para o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.