A Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu na semana passada, na Secretaria de Educação, reunião de trabalho com diversos órgãos ligados ao tema “Pessoas em situação de rua”, para discutir meios para minimizar a questão. Estiveram presentes na reunião a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Guiomar Pedretti; o Presidente da Câmara, MoisÉs Antonio de Lima além de representantes das entidades: Conseg; OAB; Polícia Militar; Caps; Conselho Tutelar; Casa da Mãe; Creas; Cras; Associação Boas Novas; Associação Vida Esperança e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Administração, Assuntos Jurídicos e Comunicação.
Os participantes tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões além de serem informados pela presidente do Fundo Social, Guiomar Pedretti, sobre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência, CRAS e CREAS.
A assistente social, Michella Della Bandeira falou sobre os serviços ofertados e expôs aos participantes as propostas de trabalho as pessoas em situação de rua.
Ficou decidido que terá início o “grupo de escuta e acolhida”, onde assistentes sociais farão contato com os moradores de rua, por intermédio de um deles, visando promover a inclusão social dos mesmos, orientando sobre os serviços disponíveis. Também será realizada campanha informativa referente ao tema “não de esmola”, onde o cidadão será informado de como proceder nas abordagens feitas pelas pessoas em situação de rua, as direcionando para os serviços de assistência oferecidos na cidade.
A assistente social Michella falou sobre a política de assistência social e esclareceu que não cabe a Assistência Social em nenhum nível municipal, estadual ou federal remover as pessoas que morem na rua, e que a atuação a assistência é no sentido de esclarecer essas pessoas dos seus direitos e deveres sociais e informá-los sobre os serviços públicos que eles podem acessar, na tentativa de convencê-las a utilizarem tais serviços.
O capitão Ivan Garcia também salientou que a Polícia Militar realiza a abordagem do indivíduo em atitude suspeita, porém se não for encontrado nenhum ilícito com o mesmo a polícia não pode obrigar o mesmo a deixar o local público.
Finalizando Guiomar Pedretti, pediu o apoio de todos, numerou os serviços disponíveis e destacou que as novas ações vão necessitar da colaboração de todas entidades e da população.
Os serviços oferecidos pelo Creas: provisão de documentação civil; proporciona endereço institucional para utilização, como referência do usuário; cadastramento do Bolsa Família. Realiza a alimentação do sistema de registro dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo a localização da família, parentes e pessoas de referência, assim como um melhor acompanhamento do trabalho social.