Há um discurso dito durante campanhas políticas, seja ela para concorrer ao cargo de presidente da república, governador, senador, deputado, prefeito e vereador, que se resume na seguinte frase: “Esporte é um grande mecanismo, muito importante e eficaz para que possamos usar em complementos escolares para conseguirmos ocupar tempos ociosos de nossas crianças, jovens e adolescentes, principalmente oriundos de classe social mais baixa e para que possamos oferecer mais qualidade de vida, educação, saúde, competitividade, dinamismo, inclusão social e algo mais”. Será que esta frase é verdadeira?

Se a resposta for sim, já passou da hora dos representantes políticos de Adamantina começar a trabalhar verdadeiramente e com afinco, demonstrando preocupação para que essas ações aconteçam.
Em nosso município temos alguns que se intitulam “vereadores do esporte”, mas só oferecem pequenas ou minúsculas verbas e parecem estar mais preocupados em sair em fotos na entrega de troféus e medalhas nas finais de pequenos campeonatos municipais. Ou será que estou errado?
Todos, votantes ou não de nosso município, sabem que temos uma Secretaria de Esportes e Lazer, cuja função é exclusivamente voltada a desenvolver projetos e ações Esportivas Sociais e de Lazer, para as crianças, jovens, adolescentes, adultos e terceira idade, do município. Sabemos que alguns projetos são desenvolvidos, mas é muito pouco para nosso município. Ainda temos muitas crianças sem atendimento. Mas como prestar estes atendimentos? Somente com as pessoas que lá trabalham e são competentes para tais funções? Isso não é suficiente. Precisamos de verbas expressivas para que tudo funcione melhor. Mas com um orçamento anual vergonhoso e pequenas e miseráveis verbas oferecidas por alguns deputados, sinceramente, não vejo como. Se for assim, nossas crianças e jovens continuarão esperando.
Sabemos que nunca foram feitas grandes coisas para nosso esporte, mas com o fechamento de praças, jogos e até ações esportivas sociais como caminhadas, treinamentos, chegaremos ao caus. Tudo isso junto significa muitas crianças ociosas. Por isso as manifestações somente agora.
Então não temos praças esportivas adequadas; não temos incentivos materiais; não temos incentivos de alimentação durante permanência em praças esportivas; não temos história; não temos ídolos e se temos, eles não foram apresentados. Não temos a quem se espelhar, nem mesmo nossos troféus, medalhas e fotos que conquistamos gloriosamente no passado, para poder mostrar os nomes às crianças. Ou será que não os deixaram para que esses jovens e crianças não pudessem saber que um dia já fomos maiores e melhores que hoje no que diz respeito a esporte?
Falo em nome da sociedade esportiva de Adamantina, principalmente em nome das crianças e pais que trabalham e deixam seus filhos em casa.
Adamantina 65 anos: Estádio fechado, sem poder usar; campo do Jardim Brasil sem infraestrutura para uso; campo do Jardim Adamantina sem infraestrutura para uso; campo marroco desativado; um Ginásio de Esportes em adequação; uma quadra de Apoio; Conjunto Esportivo pioneiro impróprio para uso; Praça esportiva para malha ótimo; um terreno deixado há 26 anos, terraplanado na estrada do município, para ser construído um campo com pista de Atletismo Oficial. Alguém se habilita? Terão muitos e muitos votos.
Esporte também é prioridade em nosso município. Procurem saber, verba existe, é só trabalhar. Sozinha elas não vem até Adamantina.
Tudo que fizeram à população, não se gabem. Embora nós sejamos muito gratos, não passam de meras obrigações. São competências pelas quais se propuseram a fazer e são pagos para isto.
*construtor e
esportista adamantinense