A beleza das cores e a harmonia do canto é o que mais atraem o público na 1ª Exposição e Concurso de Canários, realizada no Galpão, recinto da Fapidra. O evento é gratuito e aberto a visitas até o próximo dia 15, das 10h, às 22h.
A exposição é realizada pela Associação de Canaricultores de Dracena e Região (ACDR), reúne aproximadamente 945 pássaros, entre eles, canários do reino; periquitos; calopsitas; agapornis, entre outras espécies.
Ontem, 4, todas as aves foram avaliadas pelo seu porte, com a presença do árbitro da Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia, Claudionor Bigatão.
No padrão de porte, destacam-se as variedades yorkshire, de origem inglesa; o fiorino, italiano; o frisado parisense, francês; o gloster, espanhol; o hoso japonês, entre outras variedades.
Hoje, 5, o árbitro Paulo Vilela de Carvalho Filho fará a avaliação da cor, além desses requisitos ainda são exigidos para a avaliação, o tamanho do pássaro, postura na gaiola e boa apresentação das penas.
De acordo com o presidente da ACDR, Odécio Aparecido de Oliveira, os cinco primeiros lugares estarão classificados para o concurso nacional que será realizado em Itatiba, no próximo mês, onde será reunido 30 mil pássaros de diversos locais do País.
Além do concurso, também há a comercialização de aves. O valor varia de R$ 60 a R$ 1.500, conforme a espécie.
“Trata-se de um hobby, onde tudo aqui está legalizado. Por ser o primeiro evento da Associação estamos surpresos com a participação da população”, avalia Odécio.
A ACDR foi fundada em 11 de novembro de 2012 e reúne 33 criadores da cidade e região, inclusive de Presidente Prudente. Funciona na rua São Manoel, 71, em Dracena.