Dracena não aparece entre os 500 municípios do País listados no Mapa da Violência de 2014 divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em informações dos índices de assassinatos referentes ao ano 2012. Os dados mostram que a Cidade Milagre está com índice bem abaixo dos municípios citados na lista onde os casos de assassinatos são considerados altos.
Ouvido pela reportagem sobre a posição de Dracena no Mapa da Violência 2014, o delegado João Paulino da Silva, responsável pela Delegacia Seccional local, disse que esse resultado indica que a polícia está trabalhando de forma correta, visando diminuir ainda mais os índices de criminalidade, que na microrregião de Dracena podem ser considerados tranquilos.
Segundo o seccional, essa cultura de tranquilidade com índices baixos de violência também é resultado da operação que a polícia faz mensalmente, com apreensão de qualquer tipo de arma que poderia ser usada em crimes.
O delegado João Paulino explicou ainda que neste ano de 2014 em Dracena ocorreu um crime de homicídio.
No estado de São Paulo entre os 500 municípios mais violentos aparecem Juquitiba (24 homicídios); Caraguatatuba (52); Itapecerica (77) e Santa Izabel (20). Em nível de Brasil aparecem Brasília (DF) com 1.031 homicídios; Recife (809); Duque de Caxias (RJ) teve 472 casos e Aracaju, no Sergipe (351 homicídios).
A divulgação do Mapa é feita pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americano e Instituto Sangari, com dados do Ministério da Saúde.
No País, o número de homicídios é assustador já que morreram mais de 1 milhão de pessoas, o que representa 259% nos últimos 30 anos. Os números de homicídios no Brasil deixam o País em 7º lugar entre aqueles onde mais se mata no mundo.