A Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia (MS) oferece, no próximo dia 11, sexta-feira, das 13h às 16h, no “postão”, atendimento com a fonoaudióloga Michelle Camargo Rosa para realização da Triagem Auditiva Neonatal ou, simplesmente, “Teste da Orelhinha” em bebês com menos de seis meses.
De acordo com o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, o teste tem o objetivo de detectar se o bebê tem problemas de audição, possibilitando iniciar o diagnóstico e o tratamento precocemente. O teste é rápido, indolor e não tem contraindicação. O Conselho Federal de Fonoaudiologia alerta que a audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizagem.
TESTE – O Teste da Orelhinha consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. O exame é obrigatório e gratuito.