As cinco mil escolas da rede estadual paulista de ensino deram início à Avaliação da Aprendizagem em Processo. O objetivo da Secretaria da Educação do Estado é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Neste ano, a prova será aplicada para um grupo maior de estudantes: do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Até o ano passado, o exame era direcionado para alunos do 5º ano em diante.
No total, 3,6 milhões de alunos terão os conhecimentos em matemática e língua portuguesa avaliados. A prova é composta por dez questões objetivas e dissertativas de matemática, 10 questões de múltipla escola de língua portuguesa. Nos exames, os alunos também terão que produzir uma redação.
Após a avaliação, será feito um mapeamento individual das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em cada ciclo. Assim, serão traçadas estratégias para diagnosticar os aspectos da aprendizagem daqueles que necessitam de atenção imediata.
Todos os professores que aplicarão a avaliação recebem um manual chamado “Comentários e Recomendações Pedagógicas” que auxilia no diagnóstico e vai ajudar a traçar estratégias para recuperação após o resultado de cada aluno.
Em Dracena, os alunos das EE Alfredo Machado; Eng.º Isac Pereira Garcez, 9 de Julho e Julieta Guedes de Mendonça já fizeram as provas. A direção da EE Alfredo Machado, informou que cerca de 600 alunos tiveram os conhecimentos em português e matemática avaliados.
“A Avaliação de Aprendizagem em Processo é mais um dos mecanismos criados pela Secretaria para apoiar professores e alunos em sala de aula. O objetivo não é dar nota para o desempenho nas provas, mas identificar a dificuldade para o acompanhamento de cada um dos estudantes, de acordo com a dificuldade que eles apresentarem”, afirma o Secretário da Educação, Herman Voorwald.