Na manhã de terça-feira, 19, ocorreu reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comdefi. Durante o encontro, realizado nas dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os membros discutiram assuntos, entre os quais, a realização de mobilização na região central da cidade com o objetivo de divulgar a existência junto à comunidade, bem como sobre suas atribuições e direitos das pessoas portadoras de deficiência. A forma como será desenvolvida a mobilização – prevista para 27 de setembro – será definida em reunião específica, nos próximos dias.
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e cabe ao Comdefi organizar campanhas de conscientização e educação voltadas à inclusão e valorização da pessoa portadora de deficiência. Cabe a ele, também, organizar e normatizar conferências e até apresentar denúncias ao Ministério Público ou órgãos competentes, de situações de desrespeito contra deficientes, defendendo o interesse dessas pessoas quanto à educação, saúde, assistência social, acessibilidade, trabalho e outros.
O Comdefi é integrado por cinco membros indicados pelo Poder Executivo e respectivos suplentes e cinco da sociedade civil, representada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Valorização Humana (Avahu), Associação de Deficientes Físicos – Superando Limites Associação Comercial (ACE) e um membro que possua deficiência, maior de 18 anos.
Nesta última reunião, a presidente da OAB de Dracena, a advogada Margarete de Cássia Lopes, participou como convidada colaborando com sugestões e esclarecimentos nos assuntos tratados. Também, se colocou à disposição para colaborar como o Conselho.