O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) deverá lançar programa para inclusão de pessoas com deficiência. Uma das ações é promover um curso para capacitar pessoas com deficiência em atividades técnicas e administrativas.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Coppe, José Carlos Pinto, explicou que a iniciativa surgiu devido à dificuldade para a contratação de pessoas com deficiência com qualificação. “A lei impõe uma cota de 5% para os deficientes físicos nos concursos públicos, mas nós nunca conseguíamos preencher essas vagas e nos questionávamos o porquê. Percebemos que esse fenômeno é consequência da exclusão e da baixa qualidade de ensino oferecidas a essas pessoas, então decidimos criar uma oportunidade de aprendizado para os deficientes. Estamos cumprindo com o dever da universidade, o de educar”, explica.
De acordo com o instituto, as aulas serão ministradas por professores do Coppe e acompanhadas por profissionais de organizações que trabalham na área. Algumas das atividades envolvem o aprendizado sobre o ambiente de pesquisa, como segurança em laboratórios, formulação de projetos e controle de qualidade.
Segundo o Coppe, o recrutamento dos alunos será feito por meio de uma seleção pública. A previsão é que as inscrições iniciem a partir de outubro e as aulas, em março do ano que vem. De acordo com o instituto, a data de abertura das inscrições será divulgada no site http://www.coppe.ufrj.br.