O dracenense Celso Naoto Kashiura Júnior acaba de lançar o livro “Sujeito de direito e capitalismo”, que remete ao ponto central da produção do fenômeno jurídico, onde aparece a sua determinação específica como forma do capital. Ele lançou oficialmente a obra na manhã de ontem, 23, na Livraria Expressão Popular, em São Paulo.
Kashiura Jr. estudou no colégio Anglo-CID e decidiu logo cedo cursar Direito devido ao interesse dela pela área de humanas e a influência do pai, o advogado Celso Naoto Kashiura. Foi aprovado no vestibular da Fuvest e, em 2001 iniciou o curso na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Durante este período, se interessou pela área de Filosofia do Direito e pela carreira acadêmica.
Entre 2006 começou seu mestrado e em seguida seu doutorado nessa área, também no Largo de São Francisco, onde seguiu a carreira de professor. A dissertação do mestrado “Crítica da igualdade jurídica” foi publicada em 2009, pela editora Quartier Latin. Agora Kashiura Jr. teve a oportunidade de lançar o seu livro, proveniente da sua tese do doutorado. Ele dedica a obra ao seu avô, o agricultor e feirante em Dracena, Shoichi Kashiura.
LIVRO – Com notável domínio técnico, na obra o autor revela os momentos decisivos da elaboração desse conceito, articulando com maestria leitura crítica teórica. As diversas maneiras de conceber o sujeito de direito, com diversas consequências e desdobramentos, devem ser lidas em contraste com o desenvolvimento real da forma sujeito de direito, portanto em contraste com o desenvolvimento real da circulação mercantil e de sua determinação em última instância, as relações de produção capitalistas. E assim, pelo outro lado da moeda, a história do desenvolvimento do sujeito de direito “no cérebro” dos filósofos fornece acesso indireto à história real do desenvolvimento do capitalismo.