O balanço da “Luta contra as hepatites virais” foi positivo e contabilizou 160 exames. A campanha desenvolvida pela Prefeitura de Brasilândia (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, ocorreu, no dia 2, no centro e no bairro José Rodrigues.
Durante o período da manhã, profissionais da saúde fizeram esclarecimentos sobre a doença e exames de sangue para hepatite A, B e C. As pessoas que realizaram o exame foram orientadas após 30 dias, buscar o resultado em suas respectivas unidades de saúde. Caso o exame seja positivo para alguma das hepatites, já será feito o encaminhamento necessário para tratamento.
A hepatite é um grave problema de saúde pública no Brasil e consiste na inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.