No início deste segundo semestre do ano, foram realizadas as reavaliações dos participantes do projeto Viva a Vida. Após um período de 20 semanas de treinamento físico, realizado duas vezes por semana e com duração de 60 minutos/sessão, aproximadamente 90 participantes foram reavaliados e 30 fizeram as avaliações iniciais para ingressarem no programa.
Segundo os professores responsáveis pelo projeto, o período de treinamento realizado possibilitou a melhora de diversos componentes da aptidão física relacionada à saúde, entre eles: diminuição da gordura corporal, aumento da força muscular de membros superiores e inferiores, melhora do equilíbrio, flexibilidade e mobilidade funcional, aspectos esses de extrema importância para a prevenção de doenças, melhora da saúde e qualidade de vida dos idosos, possibilitando maior independência para as atividades da vida diária.
Luciana Takahashi, coordenadora do curso de Educação Física da Unifadra, informou que o projeto Viva a Vida possibilita a pesquisa e extensão. As atividades, que atendem idosos do município de Dracena, são desenvolvidas por acadêmicos do curso de Educação Física da Unifadra, sob coordenação e supervisão dos docentes Luiz Gustavo Perón Martins, Fabrício Eduardo Rossi e Anderson Rogério Lecca.
A gestão do projeto é realizada por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena – Secretaria da Saúde e Higiene Pública. Para os interessados em participar, as aulas são ministradas às terças e quintas-feiras em diferentes locais da cidade no período matutino.