A Escola Técnica Professora Carmelina Barbosa promove até sexta-feira, 12, a Semana de Cursos Técnicos do Centro Paula Souza, com a participação de diversas escolas do ensino fundamental e médio da região. O objetivo principal é divulgar os cursos técnicos oferecidos pela escola, assim como a infraestrutura.
As escolas visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela escola técnica, principalmente sobre os cursos de Agropecuária e Química integrada ao ensino médio.
Apresentação da eletrólise da água; verificação da cor dos sais; varinha mágica (liberação do gás); pasta de dente de elefante; a importância das plantas medicinais; EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais); análise do leite, e destilação do limoneno (extração do óleo da laranja) são apresentados aos visitantes na área de química. Já na área agropecuária pode ser observado o momento correto para fazer a inseminação artificial, além de diversos setores agropecuários espalhados pela escola técnica.
As visitas são dividas em laboratórios e setores, como por exemplo, os laboratórios de química, veterinária e processamento de produtos agropecuários. Já os setores, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto a avicultura de postura; suinocultura; bovinocultura leite; ovinocultura, cunicultura, horta orgânica e setores experimentais.
A Escola Técnica Professora Carmelina Barbosa tem como diretor geral, José Geraldo de Souza; coordenadora de Química, Maria Lucia Furlan Pascal; coordenador de Agropecuária, Leandro Oliveira, e coordenador pedagógico, Ronaldo Mosquetta Custódio.
PALESTRA – Hoje, 9, serão proferidas diversas palestras direcionadas aos alunos dos cursos técnicos. Às 9h, palestra sobre Plantio Direto, com a professora doutora, Carolina dos Santos Batista Bonini (Unesp Dracena); às 10h, Boas práticas de laboratório e procedimentos analítico das instruções normativas 62; às 13h, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), com o doutor Gustavo Pavan Mateus (APTA Andradina); 14h30, Conceitos em sanidade animal, com a doutora Vera Cláudia Magalhães Curci (APTA Araçatuba). Nesta quinta-feira, 11, haverá palestra às 8h, sobre Georreferenciamento (Teoria e Prática), com o professor doutor Ronaldo Cintra Lima (Unesp Dracena).
FETESP – Três alunos e um professor da Carmelina Barbosa estarão participando no próximo mês, da Feira Tecnológica 2014 do Centro Paula Souza (Fetesp) com um projeto inovador. Os alunos de Química desenvolvem o projeto ‘destilação do limoneno’, que serve para repelir o gato no momento de evacuar em qualquer parte da casa. “Ao borrifar essa substância, faz com que o animal não defeque em qualquer lugar”, explicou um dos alunos participantes do projeto. Esse projeto já está sendo exposto durante a Semana de Cursos Técnicos.
A Fetesp é o espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, assim como, de integração das instituições de educação profissional pública entre diversos estados do País e de parceiros da América Latina. O evento ocorrerá de 21 a 23 de outubro, em São Paulo.
CARMELINA BARBOSA – Criada em 1972, a Escola Técnica Professora Carmelina Barbosa ao longo dos 42 anos de atividades já formou diversas turmas de estudantes espalhados em campo de trabalho por todo o País. Com mais de 250 alunos, a escola técnica reúne discentes de Dracena e cidades vizinhas, além de alunos dos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que vão em busca de conhecimentos em uma escola conhecida tradicionalmente pela qualidade no ensino.
A escola técnica oferece os cursos: Agropecuária integrada ao ensino médio; Química integrada ao ensino médio; Técnico em Açúcar e Álcool; Técnico em Enfermagem; Técnico em Informática e Técnico em Química (classe descentralizada em Santa Mercedes). Todos são gratuitos, por pertencerem ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO – As escolas locais, da região e a população estão convidadas a prestigiarem os trabalhos dos alunos. A exposição das atividades pode ser visitada das 8h às 16h. A expectativa da organização é que mais de 500 pessoas visitem o local durante esta semana. A Escola Técnica Professora Carmelina Barbosa está localizada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). Mais informações pelo telefone (18) 3822-4448. Veja as fotos do primeiro dia de exposição no Portal Regional – www.portalregional.net.br