O Grupo Camafeu, da Escola de Bailado Marina Gregolin, mais uma vez é motivo de orgulho para Dracena e região. As bailarinas irão embarcar para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a final do concurso Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição de balé do mundo estudantil. A seletiva ocorreu na semana passada, em São Paulo, com a participação de aproximadamente 200 bailarinos de vários estados brasileiros. O grupo competiu com outras 38 coreografias e venceram com a dança “História Contada”.
O YAGP é organizado pelo Instituto Passo de Arte, sob a direção de Marisa Aparecida Pivetta. O concurso concede por ano, mais de 250 mil dólares em bolsas de estudo nas principais escolas e companhias de dança, e também é considerada uma das melhores iniciativas de educação e profissionalização através da dança em todo o mundo. É um concurso de dança internacional de grande repercussão no panorama mundial que acontece anualmente há 15 anos em Nova Iorque.
As bailarinas serão avaliadas por jurados internacionais: Carlos dos Santos Júnior (coreógrafo residente e professor do Alvin Alley – EUA); Pedro Carneiro (diretor da escola de ballet do Conservatório Nacional de Portugal) e Kee Juan Han (diretor da escola de ballet de Washington – EUA).
É a segunda vez que o Grupo Camafeu é selecionado para o YAGP. A primeira vez ocorreu em 2007. O concurso tornou-se um ponto de encontro conhecido internacionalmente para estudantes e professores de dança, onde podem trocar ideias, compartilhar suas experiências e receber as mais atualizadas informações em uma variedade de questões sobre balé clássico e dança contemporânea.