Na quinta-feira, 25, na sala de reunião do ESF-1, a Secretaria de Saúde promoveu a reunião mensal da sala de situação para enfrentamento da dengue. A Sala de Situação é uma equipe composta pelo Secretário da Saúde Maurinho Zerbetto, pelo Coordenador e Enfermeiras das ESFs, agentes comunitários de saúde e endemias, supervisor, enfermeira epidemiológica, Vigilância Sanitária e pelo veterinário do setor de Zoonoses.
De acordo com a Chefe do Serviço de Informação, Educação e Comunicação, Lienai Nascimento, a sala de situação foi criada para realizar o monitoramento diário dos casos suspeitos de dengue na cidade e traçar estratégias para o período não epidêmico.
“Enfrentar as questões de saúde exige das autoridades, gestores e técnicos, o  conhecimento da realidade, o foco nas políticas públicas com planejamentos e decisões racionais para priorizar esse ou aquele tipo de ação, e que tenham a maior efetividade e eficiência no uso dos escassos recursos do setor para a promoção, prevenção e recuperação da saúde” enfatizou Lienai.
Segundo o Secretário de Saúde Maurinho Zerbeto, “as ações e estratégias levantadas na sala de situação vão tornar mais ágeis a desenvoltura do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, as ações podem ser intensificadas de forma imediata nos locais mais críticos”.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO / Prefeitura de Tupi Paulista