Desde ontem, 1º, professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo já podem se inscrever no curso online inédito voltado para docentes que atuam no reforço escolar. Elaborado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap), o objetivo é capacitar professores auxiliares, efetivos e coordenadores que trabalham com alunos com dificuldades de aprendizagem e apresentar novas formas de didática em sala de aula.
O curso “Mecanismo de apoio ao processo de recuperação em aprendizagem” tem até 90 horas de duração e é dividido em três módulos. O primeiro, que inicia em 1º de outubro, irá explicar o papel do professor auxiliar, a atuação com o educador titular e como diagnosticar a dificuldade do aluno e intervir da melhor maneira. A especialização pode ser utilizada para a evolução funcional e aumento de 5% no salário.
A rede estadual de ensino oferece aos alunos duas modalidades de recuperação. Na “Intensiva” são atendidos crianças e jovens que frequentam classes regulares com estratégias pedagógicas específicas para suas necessidades. Na modalidade “Contínua” professores-auxiliares dão suporte aos professores titulares na recuperação imediata de conteúdo para do Ensino Fundamental e Médio.
“A participação dos nossos professores em cursos de especialização é fundamental para aperfeiçoar a atuação deles em sala de aula. Professores mais bem preparados resultam em profissionais mais interessados e interessantes para nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.