Com a intenção de promover uma ação social e ao mesmo tempo levar ao conhecimento de todos a arte da defesa pessoal, o sensei Araújo, professor e técnico da equipe Raça de Jiu-Jitsu ministrou no último final de semana, na sede da Associação Dracenense de Judô, o 1º curso de defesa pessoal, com o auxílio dos professores Constantino Beretta e Ricardo Nakamura, de Tupi Paulista.
A iniciativa reuniu cerca de 25 pessoas entre convidados e alunos que já frequentam as aulas na Associação. No sábado, 25, o curso ocorreu das 15h às 18h e no domingo, na parte da manhã, entre 9h e 12h. “A princípio, nossa intenção sempre foi de realizar este evento para arrecadar fundos e doar à Casa dos Velhos. O objetivo foi alcançado, e de quebra, conseguimos levar um pouco da arte da defesa pessoal àqueles que não praticam, sequer, exercícios físicos regularmente”, disse Araújo.
O curso contou, de forma especial, com a presença de membros do GOE (Grupo de Operações Especiais – Seccional de Dracena) que colaboraram e ensinaram técnicas de imobilização, manipulação contra agressão, física e armas brancas. Na ocasião também foram abordados assuntos jurídicos que tratam sobre os limites da ação do cidadão em casos de violência entre pessoas.
A ação foi um sucesso e o professor Araújo já planeja outras aulas. “Estamos estudando a possibilidade de oferecer cursos de defesa pessoal direcionados às mulheres. Também já recebi convites para apresentar seminários sobre este tema”, revelou.