Os últimos preparativos para a votação do segundo turno das eleições que ocorrem amanhã, 26, das 8h às 17h (horário de Brasília), para escolha do presidente e vice da República, foram realizados ontem, 25, com a distribuição e instalação das urnas eletrônicas nas seções.
Em Dracena, os funcionários do Cartório Eleitoral começaram os serviços cedo, por volta das 8h, realizando o transporte e a instalação das urnas nas escolas onde funcionarão as seções de votação. No total, serão utilizadas 110 urnas, 94 em Dracena e 16 em Ouro Verde, município que também pertence à 149ª zona eleitoral. Em eventual problema, haverá urnas de reservas para substituição.
As urnas eletrônicas permaneceram nas escolas durante a noite de ontem até as 7h de hoje, sob vigilância da Polícia Militar.
ELEITORES – Em Dracena, são 38.858 eleitores aptos a votar hoje e em Ouro Verde, 5.933. No Brasil, são 141.824.607 eleitores e no estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, 31.998.432.
JUSTIFICATIVAS – O chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, informa que em todas as escolas onde haverá votação funcionarão postos de justificativas para o eleitor que não puder votar em sua cidade. Os postos também estarão atendendo no Cartório Eleitoral e no posto da Justiça Eleitoral em Ouro Verde, durante o horário de votação, das 8h às 17h.
ACESSIBILIDADE – O eleitor com dificuldade de locomoção e que se cadastrou no Cartório, vai votar em seções especiais, instaladas no térreo das escolas. Para votar, o eleitor deve apresentar o título e um documento com foto. O eleitor pode votar sem o título, apresentando documento com foto, mas o título facilita a localização da seção.
As seções eleitorais serão instaladas oficialmente às 7h e às 8h (horário de Brasília), tem início à votação.
Os resultados da eleição só começam a ser divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 20h, devido à diferença de até três horas no horário de verão em estados da região norte, como o Acre.