As altas temperaturas registradas desde a última semana em Dracena contribuíram para alavancar as vendas e instalações de ares-condicionados. O equipamento se tornou item indispensável e atualmente se encontra na grande maioria das residências desta região, que é conhecida pelo clima quente e seco.
Nos últimos dez dias, estabelecimentos deste segmento confirmam o bom desempenho das vendas. Segundo uma proprietária do setor, a procura para instalação e venda aumenta aproximadamente 100%. Aqueles que desejam efetuar a compra do primeiro ou de um novo ar-condicionado desembolsarão cerca de R$ 1.330, para a instalação de um aparelho de nove mil BTUs. Mas, se optarem por aparelhos mais sofisticados e silenciosos e que são 40% mais econômicos que o convencional, o consumidor deverá desembolsar mais de R$ 1.600.
Outra empresária frisou que aparelhos com menos de nove mil BTUs não refrigeram o suficiente por conta do forte calor desta região. Muitas empresas também aproveitam o período para higienizar seus aparelhos e realizar a manutenção necessária. Segundo ela, a limpeza do filtro do ar-condicionado pode ser realizada a cada 15 dias e uma limpeza completa a cada 12 meses, ou até menos, dependendo da ocasião. “Um aparelho higienizado funciona com mais qualidade, economiza energia e não prejudica a saúde”, ressaltou.
Faltando pouco mais de dois meses para o verão, as empresas já se preparam para a contratação de mais funcionários, uma vez que, em dezembro e janeiro o movimento poderá aumentar 120%, em comparação com outros meses do ano. Consumidores devem ficar atentos e não esperar pela chegada do verão. Em períodos mais amenos, após a compra, os aparelhos chegam em até cinco dias, entretanto, com a chegada da onda de calor eles podem demorar até 15 dias para serem instalados.
CARROS – Se o comércio de ares-condicionados residenciais e comerciais está a todo vapor, por outro lado, o setor de aparelhos veiculares ainda caminha devagar.
A limpeza do ar-condicionado dos carros é tão importante quanto à dos residenciais. O filtro deve ser trocado ainda com mais frequência, de seis em seis meses ou a cada 20 mil quilômetros. O movimento deverá crescer nos próximos meses, onde muitas famílias ao saírem de férias para viajar revisam seus veículos e optam por uma manutenção mais completa do equipamento.