A Câmara de Dracena aprovou em primeira discussão e votação, na sessão dessa segunda-feira, 20, às 20h, o projeto de lei (PL 128/14) de autoria do vereador Kielse Munis, que institui no município, o “Dia de Conscientização da Importância de Doação da Medula Óssea”.
A data definida para o “Dia de Conscientização”, conforme o projeto, é 6 de outubro. “Será um dia de atividades de esclarecimentos e incentivo à doação de medula óssea”, informa o vereador.
As atividades, de acordo com o PL, devem envolver órgãos públicos e entidades privadas, com objetivo de informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e a importância da doação da medula óssea para salvar vidas e no armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Os hospitais e locais de coleta de material de toda rede pública de saúde, quando do cadastro de doadores, deverão priorizar o atendimento do voluntário no exame de compatibilidade de medula óssea”, acrescenta o vereador.
Munis informa que a prioridade no projeto é estimular o voluntário à doação da medula óssea, sem entraves ou demora que signifiquem qualquer dificuldade ao doador que o impeça ou o desestimule, com exceção dos procedimentos normais de cadastramento e coleta
JUSTIFICATIVA – O vereador reitera que o projeto visa a criação legalmente e como instrumento motivacional, o Dia Municipal de Conscientização do Doador de Medula Óssea.
“A intenção é contribuir com a luta na obtenção de doadores, procedimento que cura definitivamente os portadores de leucemia sem causar nenhum prejuízo ao doador”, informa o vereador.
O projeto volta para segunda discussão e votação na próxima sessão, dia 27.