Ontem, 20, foi comemorado o Dia da Consciência Negra e em alusão a data, os alunos do período da manhã e da tarde da Emefi Luiza Rossa Ribeiro puderam aprender um pouco mais sobre esse dia. Educadoras passaram em todas as salas tirando dúvidas e explicando um pouco mais sobre a data.
A educadora Any Kelle do Nascimento Silva Pelegrinelli foi à responsável pela atividade. Ela se vestiu com roupa característica para falar sobre o assunto aos estudantes. Segundo ela, a maioria ainda não sabia o significado da data.
O principal objetivo da atividade foi promover a curiosidade dos menores para que eles reconheçam e valorizem os negros. Toda a equipe escolar contribuiu no repasse de conhecimentos com intuito de que todos fizessem uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, além de tratar o assunto de forma lúdica e sem discriminações, proporcionando aos alunos conhecimento sobre o tema, além da interação das turmas.
O dia é dedicado a inserção do negro na sociedade brasileira e coincide com o mesmo dia da morte do zumbi dos palmares, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, do período colonial em 1695. Os alunos ainda tiraram duvidas sobre as diferenças de cor da pele como negro e moreno. Any Kelle ainda mencionou que as crianças negras da escola ficaram muito orgulhosas com a apresentação.
Um texto também foi lido falando um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra. Outros temas sobre o assunto foram debatidos já que ganham evidência nesta data. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549.