Entre hoje e amanhã, 12, as escolas estaduais, municipais, Etecs e Sesi da região da Diretoria de Ensino de Adamantina, participarão das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo).
O exame é organizado pela Secretaria Estadual de Educação e na região é aplicado pela Diretoria de Ensino de Adamantina, responsável por unidades escolares de 22 cidades.
De acordo com a dirigente regional de ensino, Vera Lúcia Godoy Cazu, 19 mil alunos deve fazer a prova na região. No Estado, a participação será de cerca de 2,1 milhões de estudantes. No total na região, a avaliação será aplicada em 83 escolas, sendo 32 estaduais, 46 municipais, quatro Etecs e um Sesi.
Serão avaliados alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, neste ano, será avaliado o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química). Todos os participantes também deverão produzir uma redação. As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2015 e os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta.
Para a dirigente de ensino, “O Saresp faz o diagnóstico se os alunos estão aprendendo, identifica o que não tem dado certo e auxilia na construção de novas ações, com foco nas intervenções necessárias. Isso possibilita ao gestor público avaliar estratégias, avanços e programas”.
A expectativa, segundo Cazu, é superar as metas alcançadas no ano passado.
Nos dias de prova, os alunos deverão levar lápis, caneta preta ou azul e borracha. A dica é respeitar os horários estabelecidos pela escola para a avaliação.