A Secretaria de Saúde dá início a mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e a dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) hoje, 8, em Dracena.
A vacinação contra a pólio é direcionada para crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos. Já a dose de sarampo será aplicada em crianças a partir de um ano e menores de cinco anos.
Atenção para os locais e horários de vacinação: Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 8h às 17h; Irene Kato (Jardim Brasilândia), das 8h às 16h; Eduardo Ligeris (Santa Clara), das 8h às 16h; ESF Jardim Jussara, das 8h às 16h; Bairro Iandara das 8h às 8h30; PAS de Jamaica, das 9h às 11h e PAS de Jaciporã, das 13h30 às 15h30.
A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública informou que não haverá vacinação no Posto de Saúde Albert Sabin, no Jardim São Manoel, em decorrência da reforma do prédio.
As mães ou responsáveis devem levar seus filhos para serem imunizados em um dos postos de saúde e não se esquecer de levar a caderneta de vacinação. A imunização ocorrerá nos principais postos de saúde do município até o próximo dia 28. A meta do Governo do Estado é vacinar 95% do público-alvo.
MOBILIZAÇÃO – Em apoio à campanha de vacinação, viatura do Corpo de Bombeiros percorrerá na manhã de hoje, 8, as principais vias da cidade com o principal personagem de divulgação da campanha contra a poliomielite, o Zé Gotinha. Os bombeiros ainda aproveitarão a oportunidade para divulgar a campanha do trânsito com distribuição de folhetos contendo informações sobre direção defensiva. Haverá também uma faixa com a mensagem “Prevenir é salvar vidas”, com o objetivo de chamar a atenção dos condutores para prevenção de acidentes no trânsito.
DOENÇA – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. A criança com a doença pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.