Ontem, 15, de manhã, o delegado seccional de polícia de Dracena divulgou o lançamento de uma campanha educativa que tem como objetivo reduzir os furtos de veículos principalmente, motocicletas, nos municípios de Junqueirópolis até Panorama.
Estatística mostra que nos dez municípios que pertencem à área da Seccional de Dracena em 2014, de janeiro ao último dia 14 deste mês, houve um acréscimo de 12 casos desse tipo de ocorrência registrada como furto de veículo em relação ao mesmo período do ano passado. No ano passado foram 55 contra 67 neste ano, sendo que foi em Dracena onde aconteceu a maioria dos furtos, um aumento de 21,82%.
Os dados mostram que em Dracena houve 30 furtos de veículos, em que estão incluídos os furtos de motos Junqueirópolis (6); Monte Castelo (3); Ouro Verde (1); Panorama (11); Paulicéia (11); Santa Mercedes (2); São João do Pau D’ Alho (1); Tupi Paulista (2).
De acordo com a polícia, o aumento ocorreu devido ao descuido dos proprietários de motos que se esquecem da trava – dispositivo que dificulta a ação do ladrão.
O delegado João Paulino citou que muitos dos donos se descuidaram deixando as motos sem as travas e com a chave na ignição, facilitando a ação dos infratores. Ele também se lembrou dos furtos ocorridos em residências que não são devidamente protegidas por seus moradores.
“Os infratores se aproveitam do descuido para agir. Muitas motos foram recuperadas pela ação da polícia, mas alertamos que é preciso ter mais atenção com o veículo para evitar a sensação desagradável da perda de um bem tão valioso”, ressaltou o delegado João Paulino.
A campanha da Seccional de Polícia está distribuindo na edição de hoje, 16, do Jornal Regional panfletos visando alertar os donos de veículos.