Amanhã, esta pujante comunidade completa 69 anos de fundação. Consultando seu amarelado arquivo de jornais, o responsável por esta coluna recolheu algumas curiosidades. A primeira casa de madeira e o primeiro hotel foram erguidos por Antonio Rodrigues de Barros, enquanto João Pereira dos Santos construiu a primeira residência de tijolos e abriu a primeira sorveteria. O carro de boi, importante para a época, surgiu com Candido José de Souza.

Os meios de transporte
Renato Paula dos Santos pôs para circular a primeira jardineira. Coube ao dentista Aparecido Enis Sobrinho mostrar aos moradores o caminhão e o automóvel. A viagem inaugural de uma charrete teve como condutor Augusto Trino. Não foi identificado o cidadão que iniciou a arborização, com o plantio de uma espécie na avenida Marechal Deodoro, diante da casa do prefeito.

Homens de negócios
As atividades comerciais se iniciaram com Elói Ferreira Duarte (farmácia), Norberto Martins da Fonseca (casa de calçados), José Teixeira de Lima (relojoaria), Paulo Penko (serraria), Lacydes Duarte de Andrade (gráfica), Irmãos Baracat (posto de gasolina), José Pereira dos Santos (bar), José Rebolo (cinema de pano), Francisco Rodrigues (armazém), Luiz Torrezan (fábrica de bebidas), Irmãos Longhini (máquina de arroz), Joli Amado Filho (advogado), Cid Garcia dos Santos (cartório), Cruzeiro do Sul (agência bancária),Hanni Hassan (casa de tecidos), Lacydes Duarte e Osvaldo Rodrigues de Barros (escritório de contabilidade), Vicente Pietrucci (eletricista), AntonioHortolani (mecânico), Fortunato Scremin (pedreiro) e João Teixeira de Lima (barbeiro).

Da lavra dos estudantes
Nos anos 1960,provavelmente,alunos do Isac Pereira Garcez também efetuaram um levantamento sobre aspectos curiosos do município. Por exemplo: o primeiro sepultamento foi o de Genebra Costa. O primeiro casamento uniu Manoel Braz da Cruz e NeydePaschoaletti. O garoto Pedro Carlos, filho do médico Pedro Bocca e dona Zizi, e a menina Neyde Oliveira são os primeiros do cartório de registros.

E tem mais
Os estudantes do Isac ainda selecionaram outros aspectos curiosos. Informando que Lourenço Martins Muliterno foi o primeiro a descer com avião. Que no concurso inicial de beleza Alberta Braga foi eleita rainha e Rosa Micheloni ganhou como princesa. O padre Bernarde rezou a primeira missa e AparecidoEnnis Sobrinho(ele outra vez) instalou o primeiro serviço de alto-falantes.

Com sabor de vitória
Em 8 de dezembro de 1976, o Dracenão recebeu o então poderoso Marília para amistoso, no ÍrioSpinardi. O público que lotou as acanhadas arquibancadas de madeira do estádio, vibrou com o empate de um a um. O bi-semanário ‘Tribuna do Povo’ ressaltou que o jogo foi apitado por Vanderlei Valério e que o gol do MAC foi marcado em flagrante impedimento, não apontado por um dos auxiliares do árbitro.

Um mestre no comando
Nestor Alves, ex-jogador do Flamengo do Rio, Palmeiras, XV de Jaú e Noroeste de Bauru era o treinador do Fantasma da Região. Ele escalou Vagner, China, Dário Fonseca, Lapão e Dorival. Géo, Nego Mortágua e Dozinho. Helinho, Joãozinho e Luiz Carlos Coalhada. Este último foi considerado o melhor em campo.

Feliz aniversário!
Na condição de “Cidadão Dracenense”, título proposto pelo então vereador José Antonio Pedretti, referendado pelos demais vereadores e outorgado em 8 de dezembro de 2008, o responsável por este espaço está bem à vontade para cumprimentar população e autoridades de município tão hospitaleiro. Que o progresso seja contínuo.