A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de divulgar o balanço do programa Cultura é Currículo em 2014. Ao longo do ano letivo, 620 mil estudantes tiveram a chance de visitar gratuitamente museus, parques, centros históricos e teatros. O programa é direcionado ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na região de Presidente Prudente, 14,3 mil alunos participaram.
Neste ano foram firmadas parcerias com 170 instituições em diversas regiões do Estado. Agora, no período de férias escolares, os estudantes podem assumir a tarefa de ‘guias’ e indicar aos amigos e familiares os lugares visitados com os professores. Assim, o repertório cultural adquirido na escola será replicado a outros grupos.
“O Cultura é Currículo tem como objetivo democratizar o acesso de alunos e professores da rede a produções culturais que ampliem referências e o olhar sobre o mundo. Nestas férias, as visitas são boas opções de lazer. Confira os horários de funcionamento com antecedência e não esqueça de levar a carteirinha de estudante”, explica Claudia Aratangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.
O programa Cultura é currículo é realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria. Desde 2008 mais de 4 milhões de alunos já participaram das visitas do programa.
Confira alguns dos locais visitados pelos estudantes da região em 2014: Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia; Estação Experimental de Tupi; Galeria Municipal de Artes; Museu de Paleontologia de Marília; Museu dos Pioneiros; Museu e Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Júnior; Museu Histórico e Pedagógico de Marília; Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre; Museu Histórico Municipal de Álvares Machado, e Parque Estadual do Morro do Diabo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA  / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo