Desde essa terça-feira, 9, os 4 milhões de alunos da rede estadual, incluindo os cerca de 68,6 mil da região de Presidente Prudente, que gostam de tecnologia e estão interessados em aprender a linguagem dos computadores já podem se inscrever no Programaê. Em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma está disponível gratuitamente na Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) e com matrículas abertas. O curso completa a lista de cursos a distância voltados a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, como o inglês online e o robótica com arduíno.
No Programaê, os alunos participam de atividades que vão desde encontrar a saída de um labirinto à criação de games. Todos são apresentados ao estudo de técnicas de ciências da computação e tecnologia e recebem até 60 tutoriais com três níveis de dificuldade. As aulas duram de 20 minutos a uma hora e podem ser feitas durante as férias escolares.
O novo curso de linguagem da computação chega à Secretaria da Educação de São Paulo na mesma semana de “A Hora do Código”, evento mundial que visa à prática de atividades que tem como base códigos de informática como jogos, desenhos e animações. A expectativa é que 100 milhões de pessoas participem das atividades em diferentes países.
“O objetivo dessa nova plataforma é ensinar aos nossos alunos e professores que fazer programações no computador é fácil. Também é uma grande oportunidade para quem gosta de tecnologia aprender novos recursos sem sair de casa”, comenta a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.
INFORMÁTICA NAS FÉRIAS – Além do novo Programaê, os alunos da rede estadual também podem aproveitar as férias para aprender mais sobre o pacote Microsoft Office. O ‘It Academy’, também disponível no portal da Evesp, é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado e oferece aulas de World, Excel, Power Point e OneNote.
A duração varia de acordo com a disponibilidade de cada aluno, que pode acessar o curso de qualquer computador. O conteúdo foi elaborado para auxiliar na entrada no mercado de trabalho e suprir as necessidades na realização de trabalhos escolares.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo