Na segunda-feira, 8, a secretária municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, Natália Bachi Borro e a vereadora Noriko Saito participaram na capital paulista do Encontro 2014 – Patrimônio Cultural: Caminhos e Oportunidades, realizado por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico  (UPPM) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
A convite da secretária, a vereadora, que já demonstrou interesse em trabalhar em conjunto para a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, foi conhecer mais a fundo os meios de preservação disponibilizados pelo Estado e buscar novas orientações.
Participaram do encontro o secretário da Cultura do Estado, Marcelo Araújo e a presidente do Condephaat, Ana Lanna. O público-alvo do encontro são gestores municipais, dirigentes de cultura, membros de conselhos de preservação, além de quadros técnicos locais.
Durante o evento foram discutidos os meios de preservação no âmbito municipal, estimulando a troca de informações e experiências para a construção de políticas locais, alinhadas com a política estadual de preservação. No início de dezembro, o Executivo adamantinense encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei de Tombamento, para ser instituído no município, mas este ainda não entrou em votação.
Aconteceram ainda três mesas e discussão que trataram da atuação do poder público na gestão do patrimônio cultural, das alternativas para gestão do patrimônio e do compartilhamento de experiências de municípios atuantes na preservação cultural.
“A presença da vereadora neste evento foi muito importante, assim ela pode acompanhar de perto as orientações dadas pelo Estado com relação ao assunto. Só com a união de forças é que poderemos cuidar do nosso patrimônio histórico e cultural”, destacou Natália.