Implantando em maio de 2013 no Balneário Municipal ‘Frederico Platzeck’, o projeto Praia Acessível da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Panorama disponibiliza 10 cadeiras anfíbias colocadas desde então à disposição dos banhistas portadores de deficiência física.
As cadeiras anfíbias são produzidas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia e impeça que afundem na água. Devido à sua altura, o usuário consegue entra na água em uma profundidade não perigosa no rio. Os equipamentos também permitem a transferência para a cadeira, uma vez que possuem braços removíveis.
A diretora do balneário, Ana Paula Gondin disse que a procura pela cadeira é muito frequente entre os visitantes ao longo da semana.
Sem custo algum, a pessoa interessada deve solicitar a cadeira anfíbia aos funcionários na portaria do balneário apresentando documento pessoal com foto.
A cadeira é mais solicitada durante a semana do que sábado e domingo, pela tranquilidade no movimento da praia de segunda a sexta, explica a diretora.
Na região de Presidente Prudente, o projeto Praia Acessível existe além de Panorama, nos municípios de Rosana e Presidente Epitácio. Em todo o estado de São Paulo, o projeto implantado em 21 municípios já beneficiou 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região.