Os casos de dengue avançam em Dracena nesse começo do ano. Segundo a Vigilância Epidemiológica, desde 1º de janeiro até ontem, 22, 63 novos casos da doença foram confirmados. Durante todo o ano de 2014, foram registrados 84 casos na cidade.
A Secretaria da Saúde alerta a população para cuidados na prevenção e anuncia para a próxima segunda-feira, 26, o começo de um mutirão de limpeza na cidade para retirar dos quintais, objetos que possam conter água parada, onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti se procria.
Os números de novos casos de dengue tendem a aumentar nos próximos dias. De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Cristiane da Silva, ontem estavam sendo aguardados os resultados de 50 exames de casos suspeitos notificados.
De acordo com Cristiane, em média, 20 pessoas por dia procuram o Centro de Saúde para realizar o exame de hemograma e se houver suspeita de contaminação, as amostras sanguíneas do paciente são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em Presidente Prudente, para comprovar ou não as suspeitas da dengue. “O resultado da maioria dos exames está sendo positivo. A poucos dias, de oito exames enviados ao laboratório, seis foram positivos”, exemplifica.
Os pontos críticos da cidade em casos de suspeitos de dengue, de acordo com a responsável, são os bairros Jardim Brasilândia e o Jardim Jussara. Cristiane informa, ainda, que os moradores com sintomas de dengue não precisam procurar o Centro de Saúde, Pronto Atendimento (PAM) ou procurar a Santa Casa para realizar o hemograma. “Podem ir direto aos postos de saúde, localizados próximos dos bairros em que moram, onde também fazem o hemograma e os casos suspeitos são encaminhados para a Vigilância Epidemiológica”, esclarece Cristiane.
A subchefe de Informação, Educação e Comunicação (I.E.C.) da Vigilância Epidemiológica, Aline Andrade, informa que quando há casos suspeitos, é realizada a nebulização no entorno de nove quarteirões da residência do morador que apresentou sintomas da doença.
Aline enfatiza que a Vigilância está reforçando o trabalho de prevenção para evitar uma eventual epidemia da dengue na cidade. Além das visitas inclusive em finais de semanas e feriados, dos agentes de vetores nas residências para a existência de focos de procriação do Aedes aegypti, está sendo feito a distribuição de folhetos ilustrativos, por meio da imprensa, supermercados e farmácias, contendo orientações de prevenção contra a dengue.
LIMPEZA – Aline ressalta ainda que o período atual não está chovendo muito, pelo contrário, é de seca, o que não justifica o número alto da doença neste ano.
“Por isso reforçamos a necessidade da população cuidar de suas casas e quintais, evitando qualquer acúmulo de água parada nas residências”, orienta.
Na próxima segunda-feira, 26, tem início o mutirão de limpeza nas casas e de acordo com a subchefe, o roteiro dos bairros e horários que o caminhão da Prefeitura vai realizar a coleta dos objetos serão divulgados nos próximos dias.