O Ação Jovem é um programa de transferência de renda do Governo do Estado de São Paulo voltado aos jovens de 15 a 24 anos de idade com renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa), que estejam cursando o ensino fundamental e médio. Em Dracena, atualmente, o programa está com 105 vagas disponíveis. Para participar é necessário fazer cadastro na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Os interessados devem preencher os seguintes requisitos: ter de 15 a 24 anos de idade; estar estudando o ensino fundamental ou médio (regular ou educação de jovens e adultos), ter renda de até meio salário mínimo, ou seja, não pode ultrapassar R$ 394 por pessoa. Beneficiários dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã podem ser incluídos no Ação Jovem.
O período de permanência é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até dois períodos iguais, perfazendo o limite de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo os critérios do programa e cumprindo as seguintes exigências: frequência escolar de no mínimo 75%; aprovação escolar e participação em atividades complementares.
O objetivo é promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência direta de renda com apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica e favorecer o desenvolvimento pessoal para a iniciação profissional. O programa conta ainda com uma bolsa-auxílio de R$ 80 mensais.
SERVIÇO – Os interessados devem procurar a assistente social Elisandra Murer Fruchi, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, nº 1.370, na avenida Expedicionários, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone é (18) 3822-6899.