Já parou para pensar o quanto pode ser complicado a mobilidade urbana para 400 pessoas que possuem deficiência ou limitação física? O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi) realizou na manhã de quarta-feira, 4, reunião extraordinária para debater um possível plano de mobilidade urbana acessível, em Dracena.
Membros do Comdefi e representantes da empresa Viação Cidade Milagre – antiga Viação Vera Cruz – falaram sobre passe livre para deficientes, adaptação dos ônibus e rotas na cidade.
Segundo a secretária do Conselho, Eliane Benati, os representantes disseram que apesar dos ônibus não serem adaptados para cadeirantes, eles foram reformados e possuem rotas circulares e para Jaciporã de hora em hora. Também discutiram a hipótese de aumentar a oferta de carros.
O Comdefi pretende elaborar um plano de mobilidade urbano para garantir as necessidades dos deficientes, garantindo o direito de ir e vir com a utilização do transporte coletivo. O Comdefi tem como objetivo implementar novas iniciativas e intensificar ações que garantem direito, autonomia e oportunidade às pessoas que possuem algum qualquer tipo de deficiência.