Segunda-feira (2), iniciaram-se as sessões ordinárias do legislativo, relativas a 2014. Na oportunidade, multiplicaram-se as moções de pesar, em homenagem a pessoas falecidas no final de dezembro e durante janeiro. Foram produzidas pelo menos 25mensagens daquele tipo, contra apenas uma de congratulações. Três projetos da lavra da própria casa receberam aprovação dos vereadores.

Cobrando a administração
O vereador Kielse Chiari Munis (PMN) solicitou informações da secretaria de Indústria e Comércio sobre o distrito industrial. Deseja saber a posição atual sobre iniciativas que supram as necessidades dos empresários e comerciantes que necessitam de terrenos. Assinalou que, quando o prefeito reverteu à Unesp a área que seria destinada ao distrito industrial, comprometeu-se em priorizar a doação àqueles que já haviam sido contemplados com área naquele local. “Isso está acontecendo? Quantos já foram beneficiados e quais são eles? Quais ainda não foram atendidos?”- pergunta.

Mais um capítulo
Edivaldo Caetano de Souza, presidente do sindicato dos servidores municipais, informa que esteve na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Adamantina, onde protocolou pedido de investigação contra possível excesso de cargos de confiança, no poder executivo. Na visão do sindicalista, tal inchaço tende a impedir a concessão de aumento real no mês de março, data-base para os funcionários. O sindicato sugere que a administração enxugue as funções de confiança em 30%.

Lamentável notoriedade
Na edição de ontem, o Jornal Hoje, noticioso vespertino da Globo, abriu espaço nacional para o relato do drama da estudante Natália de Souza Santos, 17 anos, que sofreu queimaduras nas pernas, em violento trote de alunos veteranos da FAI de Adamantina. A jovem que mora em Flórida Paulista, não conseguiu identificar os agressores. Seus familiares, no entanto, montaram uma ‘força-tarefa’ nas redes sociais, atrás de informações que posam ajudar a polícia.

Sorte deles
O setor competente da prefeitura local anunciou que começa a distribuir os carnês do IPTU, na segunda quinzena do mês. O reajuste é de 6,40%, correspondente ao Indice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPCA), com desconto de 5% no pagamento à vista. No município de Agudos onde o valor do imposto está congelado há vários anos, a quitação à vista propicia desconto de 15%.

Ficou sem Graça
Após acirrado processo de fritura, Madame Foster pediu o boné e saiu pela porta dos fundos da sala da presidência da Petrobras. Segundo lacônica nota da assessoria de imprensa, mais cinco diretores a seguiram, na aguardada renúncia. Ontem mesmo, já foram aventados os nomes de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, e Rodolfo Landim, ex-presidente da BR Distribuidora. Lula ficaria satisfeito com a investidura de Meirelles, enquanto Dilma simpatiza com Landim, ex-funcionário da OGX de Eike Batista.

Mais um padrinho
Mas se dependesse do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, condenado no processo do ‘mensalão’, o ungido seria o cidadão José Carolos Grubisich, ex-presidente da Braskem. Atualmente, ele dirige a Eldorado Brasil Celulose e Papel.

Nem o chefe escapou
O pequeno município de Ubirajara, situado nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo, vive uma situação caótica, em razão de uma epidemia da dengue. A confirmação de 60 casos levou o executivo a decretar calamidade pública e adiar o início do ano letivo nas escolas. O prefeito Walmir Bordim (DEM) e a esposa fazem parte da lista dos infectados. Em Marília, uma professora aposentada morreu por dengue hemorrágica. O mesmo se verificou em Lins, com um cidadão de 45 anos.