A diretoria administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Dracena apresenta o plano de ação para este ano, com o objetivo de estabelecer metas a serem alcançadas com o intuito de projetar o estabelecimento hospitalar como referência em saúde para 12 municípios.
“Sabe-se da dificuldade que será conquistar os objetivos deste plano, mas não serão medidos esforços para que cada item seja por completo realizado, com determinação, coragem, garra e força de vontade, capacitaremos a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena, para o atendimento aos nossos munícipes com qualidade, eficiência, eficácia e acima de tudo, com humanidade. Com a colaboração de todos, faremos com que este hospital seja reconhecido como exemplo de administração e atendimento, e contribuiremos para o sucesso de outros estabelecimentos de saúde, compartilhando nossas experiências”, informou o provedor da Santa Casa, Altamir Alves dos Santos.
Segundo a diretoria administrativa, 80% das etapas estabelecidas no plano de ação terão que ser cumpridas, todavia, os prazos pré-determinados terão uma tolerância conforme apresentação. “Em 2014, conseguimos alcançar 86% dos objetivos estabelecidos no plano de ação, fator este que consideramos excelente, devido à complexidade e falta de financiamento para o terceiro setor que atende na área de saúde, principalmente no contexto do atendimento a pacientes do convênio do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.
Entre as metas traçadas para este ano, está em manter e expandir os convênios vigentes entre a Santa Casa e a Prefeitura de Dracena, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de proporcionar atendimento médico-hospitalar para a população que procura o estabelecimento hospitalar para tratamento.
Manter e expandir os contratos vigentes entre a Santa Casa e as prefeituras dos municípios de Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’ Alho, Tupi Paulista, Ouro Verde, Monte Castelo, Junqueirópolis, Irapuru, Nova Guataporanga e Flora Rica, através ou não do Cisnap (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista), para melhorias no atendimento dos munícipes, bem como, estabelecer estreita relação com seus poderes públicos.
Garantir a continuidade do controle geral de circulação de materiais e medicamentos, desde a entrada no almoxarifado central, até o seu consumo final, com o objetivo principal de redução nos custos operacionais e controles rigorosos no estoque, por ser a Santa Casa de Dracena hospital de referência primária e secundária para Dracena e Ouro Verde, e referência secundária para os demais 10 municípios da microrregião. A distribuição de materiais e medicamentos será realizada de forma individual, através de códigos de barras, proporcionando o rastreamento dos itens, utilizados e a verificação de seus prazos de validade.
Em relação aos profissionais, a meta é que eles atuem na Santa Casa para o aprimoramento e aperfeiçoamento de suas técnicas e conhecimentos através de cursos, palestras, congressos e seminários, garantindo atendimento eficiente e eficaz.
No aumento nas receitas, a intenção é ampliar a prestação de serviços e parcerias com operadoras de planos de saúde, com objetivo de ampliação gradativa durante o ano de 2015 da receita total da Santa Casa com meta de aumento em 5% do valor médio faturado durante o ano de 2014. Possibilitar estas parcerias através de celebração de contratos com novos convênios de saúde e renovação; reformulação dos contratos existentes que estiverem ocasionando baixo retorno financeiro ao estabelecimento hospitalar.
Para os programas de estágio, a intenção é manter parcerias em forma de contrato com instituições de ensino para a realização de estágios pedagógicos ou remunerados, proporcionando a preparação de mão-de-obra qualificada de novos profissionais para o mercado de trabalho. Os estágios pedagógicos deverão ser supervisionados pela instituição de ensino, onde serão disponibilizados o ambiente hospitalar para a realização dos mesmos.
Outra medida adota para este ano é sustentar a parceria existente com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), buscando o estreitamento do relacionamento entre hospital e grupo institucional, que garantam o conhecimento das mudanças legislativas em tempo hábil para a adaptação e ou tomadas de decisões, além de proporcionar a Santa Casa local condições de desenvolvimento através de informações encaminhadas por estes grupos.
Buscar junto ao Governo do Estado, recursos para investimento em novas instalações físicas para acomodar ambiente que abrigará o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise, CAPD, DPA), ampliando sua capacidade operacional de 15 para 25 pontos de máquinas hemodialisadoras.
O hospital contará com manutenção preventiva, sendo que o objetivo principal é manter o trabalho de manutenção preventiva em equipamentos realizados pelo setor de manutenção da Santa Casa, com registro em livro ata, e buscar parcerias com empresas de assistência técnica autorizada para a consolidação de contrato para manutenção dos equipamentos não contemplados pela manutenção própria do hospital.
FALTA DE MÉDICOS – Um dos grandes problemas enfrentados atualmente pela Santa Casa de Dracena é a falta de alguns médicos especialistas, devido a isso, a intenção preparada para o plano de ação é buscar junto a outros centros ou instituições de ensino, profissionais com qualificação médica especializada para efetivar convite de ingresso no corpo clínico do hospital de Dracena, objetivando a melhoria técnica médica, visando a diminuição de transferências dos pacientes atendidos no estabelecimento hospitalar para outros centros para determinados tratamentos.
Outra intenção voltada aos profissionais é buscar harmonia entre todos que atuam na Santa Casa, como diretores, médicos, paramédicos, funcionários e voluntários para que possam ser alcançados as metas estabelecidas no plano de ação.
Manter o Contrato de Gestão com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, para gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Dracena “Dr. Francisco de Assis Martucci”, objetivando alcançar metas estabelecidas pela Secretaria, bem como, propor a realização de projetos especiais visando o melhor atendimento a população.
A intenção também neste ano é dar continuidade ao PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Santa Casa) de Dracena; conclusão da reforma iniciada em 2014 da ala destinada a internações clínica e cirúrgica do sexo masculino dos usuários do SUS, englobando a instalação de aparelhos de ares-condicionados e troca de mobiliários; iniciar a construção da segunda etapa do novo ambiente para abrigar o setor ambulatorial de pequenas cirurgias, adequando o local as normas da Vigilância Sanitária; dar continuidade na readequação das instalações elétricas da Santa Casa de Dracena, provisionando o aumento da demanda, devido à instalação de novos equipamentos e aumento considerável da temperatura; dar continuidade na construção do novo Setor de Manutenção e Sala de SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatístico) proporcionando uma melhor adequação do ambiente para o desenvolvimento das atividades do setor de manutenção e disponibilizar espaço físico para guarda de documentação pertinente ao hospital.
A previsão é que também haja manutenção do Plano de Cargos e Salários, objetivando o aperfeiçoamento da instituição, bem como proporcionar aos seus colaboradores condições de promoções.
Segundo a Administração, a intenção é dar continuidade no processo de humanização, onde foi implantado o Centro Integrado de Humanização (CIH) e, juntamente com o profissional psicólogo que em janeiro de 2015 foi admitido no quadro de colaboradores, desenvolver um trabalho efetivo com pacientes, acompanhantes e funcionários, no intuito de proporcionar reflexão, mudança de comportamentos, atitudes favorecendo a troca de experiências e disseminação de boas práticas, visando a efetiva assistência com qualidade.
Em relação à participação no Comitê Regional, a intenção é dar continuidade da participação no Comitê Regional de Hospitais integrantes do DRS-XI – Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente, no intuito de discutir os assuntos comuns entre as instituições, promovendo a melhoria institucional coletiva.
Para diminuir a demanda de cirurgias eletivas, a administração do hospital buscará recursos junto ao Governo do Estado para viabilizar a realização de cirurgias, gerados pelos atendimentos do AME local, diminuindo a demanda reprimida contida nos municípios. Já as cirurgias ambulatoriais do AME, o objetivo é buscar junto a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, condições para ampliar a ofertas dessas cirurgias, tanto quantitativamente com também a inserção de novos procedimentos.
SANTA CASA – A Santa Casa de Dracena é uma das maiores da microrregião, abrange os 12 municípios que a circunvizinham, com atendimento a aproximadamente 132.492 habitantes, atuando como referência primária e secundária para Dracena e Ouro Verde, e referência secundária para os municípios de Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, São João do Pau D’ Alho, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Irapuru, Flora Rica e Monte Castelo, no âmbito do SUS.
A unidade hospitalar completa este ano, 57 anos de atividades. Atualmente conta com uma equipe de 331 funcionários colaboradores, 78 médicos de variadas especialidades e 21 paramédicos, incluídos no corpo clínico.
Composta por 153 leitos, onde destes, 60% são destinados a atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) são distribuídos em enfermarias masculina e feminina adulta, apartamentos, pediatria, maternidade, berçário e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de dez leitos.
Sua infraestrutura possui ainda os serviços de farmácia, centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, maternidade, central de esterilização de materiais, laboratório de análises clínicas, unidade de coleta e transfusão de sangue (Banco de Sangue), serviços de diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassom e tomografia computadorizada), terapia renal substitutiva (hemodiálise), serviço ambulatorial de pequenas cirurgias e ambulatório de ortopedia e traumatologia.
Anexo ao hospital está o PAM (Pronto de Atendimento Municipal) que desde 1990 está sob responsabilidade para administração e gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública.
A Santa Casa de Dracena executa oficialmente a gestão do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), inaugurado em agosto de 2009 pelo então governador José Serra.