A Secretaria da Educação do Estado orientou todas as 5 mil escolas da rede a organizarem atividades de boas-vindas aos alunos ontem, 2. A data marca o início do ano letivo para 4 milhões de estudantes.
A programação, como gincanas e apresentações para a comunidade escolar, foi definida por cada unidade e visa aproximar os novos alunos e as famílias da rotina das escolas. Para auxiliar na aproximação, a Secretaria listou 10 dicas principais (veja abaixo).
Nas escolas integrantes do Novo Modelo de Tempo Integral, 1,3 mil veteranos foram formados para realizarem uma espécie de “trote do bem”. A principal missão dos alunos antigos é apresentar toda a equipe escolar e os ambientes que farão parte do dia a dia dos ingressantes nas escolas com jornada de até 9 horas por dia. Além de acolher os novatos, os estudantes realizam ações que fortalecem o protagonismo juvenil dentro e fora das escolas.
O modelo de tempo integral oferece, além de um currículo inovador, atuação de professores em regime de dedicação exclusiva e o pagamento de uma gratificação de 75%. Ou seja, os docentes recebem um salário inicial de R$ 4.227,80.
“O nosso trabalho é para que o aluno exerça papel fundamental na condução de ações dentro das unidades. A recepção aos calouros é a primeira atividade do ano letivo e prepara o estudante para os desafios e conquistas que estão por vir”, explica a coordenadora do programa do Novo Modelo de Tempo Integral da Secretaria, Valéria Souza
Ampliar a permanência dos jovens nas escolas é uma das bandeiras da Secretaria. No total, serão este ano 493 unidades de Ensino Fundamental e Médio com jornada expandida.
Veja as 10 dicas: 1) Mantenha um canal de comunicação constante com a escola de seu filho; além disso, saiba quando são realizadas as reuniões entre pais e mestres e sempre confira os cadernos e o boletim escolar; 2) Troque ideias com seu filho, fazendo perguntas para ajudá-lo. Nunca apague os erros no caderno e dê a resposta certa. Lembre-se de que a correção é papel do professor, que sabe fazê-la de forma construtiva; 3) Incentive a criança a sempre tentar de novo, a ler com atenção e refazer aquele exercício que parece muito difícil. Faz parte do processo de aprendizagem as várias tentativas e o erro; 4) Não sabe responder às dúvidas de seus filhos? Não é o fim do mundo! Para não correr o risco de errar e comprometer o aprendizado da criança, o melhor é reconhecer que não sabe a resposta e orientar o estudante a levar a dúvida para o educador; 5) Toda ajuda é sempre bem-vinda, mas alguns pais, por boa vontade ou falta de orientação, acabam fazendo o trabalho dos filhos. Em vez de fazer as tarefas por ele, estimule a parceria e incentive-o a assumir responsabilidades e a conquistar autonomia; 6) O melhor horário para fazer a lição e estudar é diferente para cada criança. Estabeleça um período fixo (manhã ou tarde), respeite o tempo de descanso e os intervalos das refeições. As atividades escolares exigem disciplina e concentração. E reserve um tempo para estar presente durante as tarefas; 7) Em uma casa, é difícil estabelecer a lei do silêncio. De qualquer forma, na hora da lição ou dos estudos, reserve um espaço com pouca movimentação e sem interferências externas, como barulhos de televisão ou rádio; 8) Na sala de aula, cada aluno tem direito a uma carteira. Em casa, não deve ser diferente. Separe um cantinho para seu filho que tenha um apoio plano, como a escrivaninha do quarto, mesa da sala ou da cozinha, onde você possa ficar ao lado dele durante alguns momentos da tarefa; 9) A tecnologia é parceira da educação. Mas é preciso saber a hora de utilizá-la. Se o livro ainda é o principal material didático do seu filho, deixe o computador e o tablet para depois das tarefas. Outra dica é perguntar nas escolas quais sites podem ser consultados para fazer pesquisas para os trabalhos e tarefas de casa; 10) O processo de aprendizagem varia de criança para criança. Fazer comparações ou estabelecer metas inatingíveis são atitudes prejudiciais. Reconheça os limites de seu filho e sempre o encoraje a melhorar.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo