Jesus e os discípulos foram para a cidade de Cafarnaum, aos sábado na sala da reunião dos Judeus na Sinagoga para ensinar. (Mc. 1, 21 – 28). 

Todos ficaram maravilhados com sua doutrina, porque ele os ensinava com autoridade, como o autor dessa doutrina e não como os outros professores da lei, que apenas explicavam a lei de Deus.
Justamente, ali naquela sala de reunião, encontrava-se um homem dominado por um espírito mau. Jesus, no entanto, o repreendeu: ‘cala-se e deixe este homem’. O espírito mau agitou o homem com violência, deu um forte grito e saiu.
Neste Evangelho apresenta-se como verdadeiro profeta. Ele ensina na sinagoga, de tal modo que todos se extasiam, pois ensina com autoridade e não como os escribas.
A autoridade de Jesus não é a autoridade que domina o povo aproveitando da fé que ele tinha. Os fariseus se julgavam os únicos entendidos em religião e viviam taxando os mais pobres, impuros e pecadores.
O Deus dos fariseus era um deus longe da vida, unicamente preocupado com a observância rígida das leis. Desta maneira, foram marginalizando muitas pessoas e empurrando-as na desgraça diante de Deus e dos homens.
E aí que Jesus entra na briga. Ele assume a causa dos pobres com autoridade a anuncia que Deus quer a vida de seus filhos, mais ainda, Jesus traz a boa nova para os pobres. Eles são os prediletos de Deus. E a partir dele que o Reino deve ser construído.
Com a vinda de Jesus, não tem mais espaço para o mal no mundo, na sociedade ou no coração das pessoas. Até mesmo aos espíritos impuros que recebe ordem e ele obedecem.
Jesus estava bem consciente da situação em que o seu povo vivia. Como um peixe na água, assim Jesus se movimentava na vida do seu povo. Desde que nasceu, enfrentou a pobreza. Sentiu na pele o quanto o povo era judiado.
Chegou até a dizer que a multidão dos pobres parecia ovelha sem pastor, porque as autoridades, em vez de cuidar do bem do povo, só sugavam as forças dele. E tudo o que ele fez e falou mostra uma grande preocupação com a justiça, que deve reinar neste mundo.
Jesus é aquele que tem autoridade, pois fala do que é, e sobre o que fez e faz. Jesus é o caminho, verdade e vida, ou seja, o jeito, o conteúdo e o objetivo da vida humana.
Jesus sempre encarou o poder como serviço, e essa é a lição maior para os que buscam cargos.
Mais um ano se foi, vai-se um ano, e vem outro. E as coisas não melhoram. Para muitos foi um ano de vitórias levados pela ganância de ter mais pela injustiça social, opressões de grupos e nações, orgulho, vaidade e egoísmo.
É tempo para recomeçar, e para isso precisa amor, fé, garra para valer, Não pergunte o que este País pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por este País.
Valores você tem. Não fuja! Não seja covarde e falsamente humilde! O tão sonhado mundo novo só acontece quando há pessoas que assumem com dignidade e para isso se dispõem à luta.
E na dignidade de cada pessoa que Deus colocou a grandeza de sua imagem e semelhança. Não conserta uma nação apenas com leis, só se conserta através da dignidade de pessoas. Esta sim é uma verdade que pode salvar a Pátria.
Precisamos acreditar que este ano de 2015, que estamos apena iniciando, povo será libertado de tudo aquilo e de todos os aqueles que escravizam.
Por isso, Senhor, tu que Criaste o céu e a terra, o mar e tudo o que existe, faz brotar o teu Espírito no coração de todos e faz acreditar a tua existência.
Tu, que obra do teu Espírito Santo faz nascer uma nova Lei que a Revisão Política e Tributária seja feita com verdadeira Justiça, e desperte a autoridade que o caminho de vida deve ser feito somente da paz e amor.
Se calar a boca diante de tanta injustiça é renegar a própria fé, é renegar o Evangelho de Jesus Cristo.
No desesperado dá a serenidade que neste ano, apenas iniciando, os infelizes olhem para o azul, que se perde no infinito e descubram a felicidade de viver no coração do maldoso, faz brotar a bondade, e coloca na mente os ensinamentos do teu filho, porque Deus amou tanto o mundo que entregou seu filho único para que todos aquele que Crê não perca, mas tenha a vida eterna, e disse Jesus Cristo.

*contador; coordenador da Comunidade Eclesial de Base (CEB´s); ministro da palavra e celebração – Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Dracena.