Davi era um homem especial.  O Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração” (Atos 13.22)! Mas Davi era como um de nós, enfrentava lutas e adversidades. Analisando toda a sua trajetória à luz da palavra de Deus, percebemos que Davi foi um vencedor. Podemos aprender com Davi e assim sermos, a despeito de qualquer dificuldade que tenhamos de enfrentar, “mais que vencedores”!

Apesar de enfrentar várias crises no curso de sua vida, verificamos que Davi era um homem de fé. A Bíblia diz que ainda jovem ele possuía preparo espiritual. Em I Samuel 16.13 está escrito: “Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos, e, daquele dia em diante, o espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá”. O óleo derramado sobre uma pessoa simbolizava a unção do Espírito Santo. Ungido, Davi era um homem que tinha a direção do Espírito Santo orientando-o, fazendo o sábio, conferindo-lhe autoridade e poder do alto.
Davi também era um homem que andava com Deus. Em I Samuel 16.18 está escrito “o Senhor é com ele”! Davi era um homem que permitia o abençoado controle de Deus em sua vida. Você tem permitido que Jesus seja o seu Senhor? Ou assume o risco de viver, pensar, tomar decisões sem buscar a orientação dele, deixando-o de lado? Se você age assim, está explicado porque você não vive uma vida vitoriosa!
Em último lugar, notamos que nos momentos mais cruciais, inclusive quando enfrentava os maiores perigos, Davi tinha a consciência de que não lutava sozinho, pois confiava no Senhor. Em I Samuel 17.45 e 47 está registrado: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”. Ao enfrentar Golias, o gigante filisteu, o jovem Davi sabia que não poderia vencê-lo com suas armas e táticas de guerra. Ele reconheceu a sua total dependência do Senhor. Permitiu que Deus estivesse à frente e assim foi o vencedor no duelo contra o gigante, e todo o povo foi abençoado com a vitória sobre o inimigo.
Quer ser um vencedor? Aprenda com Davi. Firme o alicerce de sua vida nos mandamentos de Deus, permita que Jesus Cristo seja o teu único salvador e Senhor, reconheça sua total dependência de Deus esperando e confiando unicamente nele. Somente a Deus toda a glória!

*Pastor e missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil