O professor José Roberto Zarzur é o novo secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas. O anúncio formal de sua investidura nas funções foi feito pelo prefeito José Antonio Pedretti, na tarde de ontem. Embora tenha exercido ação preponderante na pasta da Educação, Zarzur está de volta a um setor que domina com segurança. Trata-se de bom articulador e profundo conhecedor dos meandros políticos, fatores que pesaram para sua indicação.

Bem-vindo
A assessoria de comunicação da prefeitura noticia, com ênfase, que foram iniciados os serviços de pavimentação asfáltica da rua Cruzeiro do Sul. Velho pedido dos moradores do bairro São Carlos, abre uma importante ligação do jardim Alvorada com a avenida Rui Barbosa. O trabalho já começou a ser executado pela equipe da Emdaep, prevendo-se que a administração desembolse quase R$ 160 mil na implantação de guias e sarjetas, na preparação da base e pavimentação.

Pauta enxuta
Depois de amanhã, os vereadores participam da segunda sessão ordinária do legislativo. Francisco Rossi (PR), presidente da casa, já informou a ordem do dia que se restringe à derradeira discussão e posterior votação de projeto de lei que dispõe sobre a criação e extinção de cargos na Casa. Assim, os edis terão tempo de sombra para debater problemas do município. Que não são poucos…

Danos irreversíveis
O trote violento, promovido por veteranos da FAI de Adamantina, continua repercutindo, de forma negativa. Ontem, jornais e canais de tevê de todo país informaram que Caio Eduardo Castilho, 18 anos, estudante de engenharia ambiental, pode perder a visão, em virtude de ter sido atingido por uma substância despejada sobre sua cabeça. Na avaliação de um oftalmologista de Marília, a lesão provocada pela substância atingiu 70% da córnea. No vestibular para seu curso, Caio obteve o primeiro lugar

Verdadeira paranoia
No meio da semana, uma enfermeira de 40 anos sofreu uma tentativa de atropelamento no bairro Morada dos Nobres, em Araçatuba. Segundo a motorista do veículo, a mulher estava “acabando com a água do mundo” ao tentar lavar a calçada. A condutora passava pela rua onde a enfermeira mora e jogou o carro em sua direção, enquanto lavava a calçada. A vítima só não foi atingida porque deu um pulo e se esquivou do automóvel.

Longe da unanimidade
Ontem, após a notícia de que o atual presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, assumirá a Petrobras, as ações da empresa (PETR3, PETR4) passaram a ter forte queda. Segundo um analista, o mercado queria alguém mais independente no comando da estatal, que “peitasse o governo”. Bendine já foi investigado pela Receita Federal por evolução suspeita de patrimônio e acusado de favorecer a socialite Val Marchori em concessão de empréstimo. Ele nega irregularidades.

Na corda bamba
De acordo com Merval Pereira, colunista de O Globo, Bendine poderia cair antes de entrar. A indicação oficial só seria feita depois do fechamento da Bolsa e o governo ainda teria tempo para alterá-la. A repercussão do nome do ex-presidente do Banco do Brasil foi péssima e as ações da Petrobras desabaram. No fechamento da coluna, o Conselho de Administração ainda estava reunido em São Paulo.

O país está salvo
O ministro de Minas e Energia, deputado Eduardo Braga, marcou uma reunião para quinta-feira (12). Carinhosamente apelidado de “Se Deus quiser chove”, o assessor de titia Dilma vai tentar emplacar mais alguns dias de vigência do horário de verão. Aquele modismo do governo federal deveria se encerrar dia 15, mas foi prorrogado em razão dos festejos carnavalescos. Agora, o ministro ‘importado’ do Amazonas e que parece não ter a mínima intimidade com o cargo, planeja prorrogar o citado horário, sob a desculpa que ajuda nesse período de crise energética.