Com a confirmação da saída de Jorge Chihara, que aceitou convite do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para assumir a coordenação da Direção Regional de Saúde DRS XI – Presidente Prudente, o prefeito Ivo Santos voltou a convidar o vice-prefeito dr. Pacheco, que optou por continuar atuando, voluntariamente, no atendimento à demanda clínica e cirúrgica da ginecologia da população nas unidades de saúde, sem qualquer remuneração.
“Não há nenhum médico do município que faça cirurgias ginecológicas pelo SUS e desde o início da administração, venho preenchendo esta lacuna, no entendimento de que é função do município resolver este problema”, destaca Pacheco.
O nome do substituto de Jorge Chihara, que será anunciado após sua saída, é uma indicação do atual secretário e foi acolhido pelo prefeito e vice-prefeito, em consenso, por acreditarem no potencial técnico e de gestão, seguindo orientações dos órgãos gestores, como o próprio Ministério da Saúde, que orienta escolhas técnicas a políticas.
“Além de confiar na capacidade técnica, vamos valorizar um profissional de carreira”, destacou Ivo Santos, que confirmou ainda que a nomeação será realizada, inicialmente, de forma interina, para proporcionar uma avaliação mais detalhada. “Pacheco e eu confiamos no perfil da pessoa escolhida e acreditamos que será um nome muito bem aceito pelos servidores”, completa.
Segundo Ivo Santos, o atual secretário permanecerá até o fim de março, especialmente em razão da Conferência Municipal de Saúde, agendada para o dia 25, que terá como tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo “Direito do Povo Brasileiro”.
O evento também será uma oportunidade à prestação de contas do trabalho de Jorge Chihara na coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e tem a finalidade de indicar diretrizes e eleger delegados às conferências Estadual e Nacional de Saúde.
JORGE CHIHARA – Profundo conhecedor das políticas públicas e das novas diretrizes de atenção básica à saúde, o secretário de Saúde de Adamantina, Jorge Yochinobu Chihara, é secretário do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), inclusive durante as três gestões do atual Ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de ter exercido a função de secretário de Saúde em Junqueirópolis.
Jorge Chihara é um dos responsáveis pelo modelo de saúde, com foco na Atenção Básica à Saúde, que vem sendo implantado em Adamantina nos últimos dois anos e que também foi o modelo utilizado para a sustentação à aprovação do Curso de Medicina da FAI. Mesmo em um curto período, esta nova forma de se pensar o atendimento à população já vem mostrando resultados.
Adamantina recebeu aprovação de sete novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com isso o município possui 14 unidades credenciadas, que resultarão em atendimento de 100% da população com serviços de atenção básica após sua implantação.
Jorge lembra que a administração solicitou profissionais médicos do Provab e do Programa Mais Médicos, visando à implantação de novas equipes e ingressou no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista (Cisap) para ampliar o poder de ação do município.