O governador Geraldo Alckmin nomeou 2.566 agentes de organização escolar. Com isso, a Secretaria da Educação do Estado totaliza 30.284 profissionais nomeados desde 2011. O número supera em 3 vezes a quantidade prevista inicialmente no concurso, quando eram 9.932 cargos. As informações devem ser publicadas no Diário Oficial e também podem ser acessadas no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br 
Atualmente, os agentes de organização escolar têm salários mensais de R$ 971,78 para uma jornada de 40 horas semanais. Com a evolução por faixas e níveis, o salário poderá chegar a R$ 2.373,71. Entre suas funções está a de controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola, auxiliar a manutenção da disciplina geral e contribuir com a gestão escolar na organização de atividades. Desde o ano passado, a Secretaria estendeu o programa de promoção salarial para estes profissionais. Com isso, o aumento dos vencimentos pode chegar em até 35%.
“O nosso compromisso em sempre melhorar a qualidade do ensino dos alunos está embasado nos programas que constantemente valorizam o servidor que atua na linha de frente das escolas. Já realizamos concursos para professores do Ensino Fundamental e da Educação Básica e agora ampliamos ainda mais o quadro dos agentes de organização escolar”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Após a nomeação, o agente escolar deve realizar perícia médica. Estando apto, ele pode entrar imediatamente na rede paulista. O prazo para tomar posse é de 30 dias prorrogáveis por mais 30.