No começo da noite de segunda-feira, 23, um choque elétrico causou a morte do eletricista autônomo Rodolfo Rodrigues Neto, 46 anos, casado e era conhecido pelo apelido de Tato, morador do Jardim Jussara.
O acidente de trabalho aconteceu no barracão de uma chácara, localizada às margens da via marginal José Rugani, que liga a cidade até o campus da Unesp em Dracena.
Tato foi instalar um holofote, a pedido de uma pessoa que havia locado a chácara, quando levou o choque e passou mal sendo socorrido ao PAM onde teve quatro paradas cardíacas e foi reanimado pelos médicos, mas não resistiu e veio a falecer.
Algumas pessoas que estavam na chácara perceberam que Tato levou o choque, já que ele deixou cair um alicate que tinha em uma das mãos.
O proprietário disse na polícia que a energia no local é de 110 volts e Tato procurava a rede de 220 volts para a instalação do holofote quando sofreu o acidente.
Adilson Graciano que estava no local juntamente com seu enteado e havia locado a chácara, contou alguns detalhes sobre os fatos.
Ele disse que primeiro Tato fez a ligação da energia para o refletor da piscina e em seguida, foi à cozinha ligar a rede, levando um alicate nas mãos e fita isolante na boca.
Adilson afirmou à reportagem que Tato subiu em uma escada de aproximadamente 3 metros de altura com a intenção de puxar a energia em 220 volts.
Em certo momento, ele percebeu que Tato estava grudado e após levar o choque, desceu a escada normalmente dizendo que não tinha acontecido nada.
Adilson explicou que o eletricista virava os olhos, espumava pela boca e dizia sempre que estava bem. Ao ser segurado por três vezes, caiu em todas e mesmo assim, pedia para soltar que ele estava bem, mas não conseguia se levantar.
Ainda de acordo com Adilson, um rapaz que estava na chácara fez massagem em Tato que vomitou muito e diante disso foi levado até o hospital. “Em todo momento ele dizia: estou bem, estou bem, me solta, só estou com o corpo trêmulo”, relatou.
Ele acredita que Tato levou o choque no momento que deve ter tocado o braço em algum fio descascado, que pode ser na parte de cima do barracão, onde ele mexia e segurava a ferragem com o braço esquerdo.
Rodolfo, o Tato, além de eletricista jogava futebol médio e futsal de férias como goleiro na equipe da Elleganc Móveis que tinha como técnico Raul Victor.
Ele também liderava o ‘Plantão da Alegria’, quando se vestia de palhaço e alegrava os pacientes internados na Santa Casa de Dracena.
Raul disse ontem que Tato era uma pessoas de coração gigante, extrovertido e sempre pronto a ajudar o próximo. “Ele ajudava a todos, inclusive quase todos os dias dava banho nos doentes do hospital que não tinham familiares para ajudá-los e também cuidava do meu avô que estava doente”, afirmou Raul.
De acordo com a Vida Prev, o velório do corpo de Tato começou ontem, 24, no final da manhã e o sepultamento está previsto para ocorrer hoje, 25, às 8h no cemitério de Dracena.
Profissionais explicam que os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano.
Dependendo da situação, um choque pode causar apenas pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar à morte.
A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano interfere junto às correntes internas, carregados pelos nervos, dando a sensação de formigamento.
O choque elétrico causa formigação, espasmos musculares, contrações musculares, alterações nos batimentos cardíacos e paradas respiratórias.