A partir de hoje, 24, a Secretaria da Educação do Estado começa a receber o cadastro das escolas, incluindo as da região de Presidente Prudente, que vão oferecer o novo programa de reforço escolar da rede paulista. Os alunos que apresentarem dificuldade em Língua Portuguesa e de Matemática terão uma aula a mais das duas disciplinas, ao menos duas vezes por semana. Os participantes vão contar com a ajuda de um jogo virtual, desenvolvido especialmente para a rede paulista.
As aulas começam em abril e a orientação é para que ocorram antes ou depois da grade regular. As turmas serão definidas com base no desempenho que os estudantes apresentarem nas provas bimestrais e na avaliação diagnóstica aplicada em fevereiro pela Secretaria. A participação nesta nova modalidade será por adesão das unidades de ensino e voltada aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. O cadastramento será acompanhado pelas 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado, que também serão responsáveis por organizar os cronogramas de aulas.
“A prioridade da Educação é a qualidade do ensino oferecido ao aluno e, por isso, desenvolvemos mais uma ferramenta que auxilia no acompanhamento dos estudantes com dificuldades e na utilização de uma linguagem que dialoga com o universo jovem. Nossos levantamentos mostram que para mais de 90% dos jovens, o uso de recursos tecnológicos contribui para ampliar a participação em aula”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Já os professores que se candidatarem para dar as aulas passarão por formação para que ministrem o conteúdo com uma nova linguagem e com o apoio de materiais didáticos gameficados. No jogo A Aventuras Currículo+, por exemplo, o aluno será desafiado a salvar o planeta de uma invasão alienígena e, para tanto, precisará  cumprir missões que exigem habilidades matemáticas e de linguagem. Os exercícios complementares podem ser feitos em qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola das unidades escolares, o que amplia o tempo de estudo. A duração do reforço será de 10 semanas.  
Além do reforço “A Aventura”, a Secretaria disponibiliza a todas as escolas as modalidade “intensiva” e “contínua” de recuperação. Todo o processo de ensino tem o apoio das mais de 3 mil ferramentas tecnológicas disponíveis no Currículo+, plataforma colaborativa que contribui para que os professores prepararem aulas mais dinâmicas e atrativas aos jovens, facilitando a compreensão das disciplinas. 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo