A Secretaria da Educação do Estado publicou as novas diretrizes para o ensino paulista. A mensagem é para que todas as 5 mil escolas estaduais, sendo 127 delas da região de Presidente Prudente, mobilizem os pais e a comunidade a participarem do ensino, mecanismo de extrema importância para aprimorar a qualidade da aprendizagem. O texto, elaborado pelos educadores da rede, está acessível no Diário Oficial e mais informações estão no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br
Foi sugerido que as escolas criem canais de contato mais estreito com as famílias. As diretrizes estabelecem que as duas partes atuem em conjunto para mapear eventuais dificuldades dos estudantes. A proposta é que a parceria considere a pluralidade de perfis dos alunos e utilize diversas didáticas para garantir o bem-estar de crianças e jovens.
Atualmente, a Secretaria mantém canais que possibilitam a participação das famílias na rotina educativa. O boletim escolar, por exemplo, é entregue nas versões imprensa e online e todas as unidades são orientadas a realizar reuniões de pais e mestres. Pesquisa respondida por mais de 1 milhão de alunos detectou ainda que 80% dos responsáveis auxiliam na lição de casa dos filhos. Esta é uma das dicas sugeridas para ampliar a participação na vida escolar.
Além das famílias, a Secretaria atua com a convicção de que o professor é fator decisivo para o desempenho dos alunos. Por isso, as diretrizes educacionais também apontam para o fortalecimento de programas de tutoria a esses profissionais. Hoje a rede conta com mais de 10,2 mil professores coordenadores que desempenham nas escolas e diretorias de ensino a função de orientar o trabalho dos demais docentes de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula.
“O objetivo das novas diretrizes é viabilizar uma melhoria constante da qualidade do ensino no Estado de São Paulo, aprimorando o trabalho que vem sendo feito. Essas ações nortearão as diretorias de ensino, escolas, profissionais e alunos para os próximos quatro anos. Com a maior participação das famílias, reafirmamos o nosso compromisso de estabelecer as escolas como palco de formação integral do estudante”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
MAIS TEMPO NA ESCOLA – Para as equipes de gestão escolar (supervisores, coordenadores e diretores) fica estabelecido também uma relação mais próxima, por sua vez, com as 91 diretorias regionais de ensino. Caberá a esse grupo identificar problemas, antever soluções e dar o encaminhamento correto às necessidades da região.
O tempo em que o aluno passa na escola também será aprimorado em duas vertentes. A primeira é a e otimização do ambiente escolar com a utilização de todos os espaços para fins de aprendizado. A segunda é o aumento do tempo em que o aluno passa aprendendo. Além da carga horária em sala de aula, as escolas terão como meta o aumento progressivo da aprendizagem curricular, como a utilização do Centro de Estudo de Línguas (CELS), tempo adicional de aulas para reforço, Programa de Ensino Integral, entre outras opções oferecidas.
No Estado todo, são 492 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que atendem 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando 79 mil foram beneficiados. Outra novidade da rede é que após as avaliações do primeiro bimestre os alunos terão acesso a um programa de reforço, com uma hora a mais de aula de português e matemática, voltada àqueles que apresentarem dificuldades. Veja as dicas para pais acompanharem a rotina escolar dos filhos:
1) Mantenha um canal de comunicação constante com a escola de seu filho; além disso, saiba quando são realizadas as reuniões entre pais e mestres e sempre confira os cadernos e o boletim escolar.
2) Troque ideias com seu filho, fazendo perguntas para ajudá-lo. Nunca apague os erros no caderno e dê a resposta certa. Lembre-se que a correção é papel do professor, que sabe fazê-la de forma construtiva.
3) Incentive a criança a sempre tentar de novo, a ler com atenção e refazer aquele exercício que parece muito difícil. Faz parte do processo de aprendizagem as várias tentativas e o erro.
4) Não sabe responder às dúvidas de seus filhos? Não é o fim do mundo! Para não correr o risco de errar e comprometer o aprendizado da criança, o melhor é reconhecer que não sabe a resposta e orientar o estudante a levar a dúvida para o educador.
5) Toda ajuda é sempre bem-vinda, mas alguns pais, por boa vontade ou falta de orientação, acabam fazendo o trabalho dos filhos. Em vez de fazer as tarefas por ele, estimule a parceria e incentive-o a assumir responsabilidades e a conquistar autonomia.
6) O melhor horário para fazer a lição e estudar é diferente para cada criança. Estabeleça um período fixo (manhã ou tarde), respeite o tempo de descanso e os intervalos das refeições. As atividades escolares exigem disciplina e concentração. E reserve um tempo para estar presente durante as tarefas.
7) Em uma casa, é difícil estabelecer a lei do silêncio. De qualquer forma, na hora da lição ou dos estudos, reserve um espaço com pouca movimentação e sem interferências externas, como barulhos de televisão ou rádio.
8) Na sala de aula, cada aluno tem direito a uma carteira. Em casa, não deve ser diferente. Separe um cantinho para seu filho que tenha um apoio plano, como a escrivaninha do quarto, mesa da sala ou da cozinha, onde você possa ficar ao lado dele durante alguns momentos da tarefa.
9) A tecnologia é parceira da educação. Mas é preciso saber a hora de utilizá-la. Se o livro ainda é o principal material didático do seu filho, deixe o computador e o tablet para depois das tarefas. Outra dica é perguntar nas escolas quais sites podem ser consultados para fazer pesquisas para os trabalhos e tarefas de casa.
10) O processo de aprendizagem varia de criança para criança. Fazer comparações ou estabelecer metas inatingíveis são atitudes prejudiciais. Reconheça os limites de seu filho e sempre o encoraje a melhorar.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo