Noventa e quatro cursos de Zootecnia foram avaliados no Brasil, recentemente, considerando-se o desempenho dos estudantes concluintes em uma prova de conhecimentos gerais e específicos (produção animal), a qualidade do corpo docente, a organização didático-pedagógica e a percepção dos alunos quanto às condições do processo de formação profissional. Apenas quatro cursos obtiveram a nota máxima de CPC (Conceito Preliminar de Curso), sendo o curso de Zootecnia do campus de Dracena um destes que alcançaram posição de destaque.
Segundo informação da faculdade, na avaliação anterior, realizada em 2010, o curso de Zootecnia de Dracena figurou entre os 10 primeiros colocados, obtendo conceito 4 de CPC, a qual lhe conferiu a 9ª colocação no ranking da Zootecnia. Na avaliação mais recente, o desempenho do curso foi ainda melhor (conceito 5), conferindo-lhe a notória terceira colocação entre os cursos de Zootecnia do Brasil.
Nota enviada ao Jornal Regional pela direção do campus local diz: “A comunidade unespiana de Dracena está muito alegre pela conquista e motivada a, cada vez mais, alavancar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível nacional e internacional”.
A avaliação foi promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, e os resultados foram publicados no Diário Oficial da União de 19/12/2014 e 13/03/2015.